Notícias - Eventos e Exposições

Palácio Itaboraí recebe exposição “Aedes: que mosquito é esse?”

Mostra guiada e interativa pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. A entrada é gratuita.

Aline Ricly e Luiz Pistone (Fórum Itaboraí/Fiocruz)Publicado em 10/10/2022

O Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde recebe, de 10 de outubro até 16 de dezembro, a exposição “Aedes: que mosquito é esse?”. O objetivo é conscientizar a população sobre a disseminação do mosquito, principalmente nessa época do ano em que aumentam os casos das doenças provocadas pelo Aedes Aegypti, que são a Dengue, Zika e Chikungunya.
 
Produzida pelo Museu da Vida Fiocruz, com patrocínio da Sanofi, a exposição é dividida em cinco módulos: “Dengue”, “Zika” e “Chikungunya”, “Os vírus - por dentro dos vírus” e “Um mosquito doméstico – o zumzumzum da questão”.  A mostra conta ainda com diversos recursos tecnológicos e aborda diferentes aspectos do mosquito por meio de atividades lúdicas e interativas. 
 
Mensagens de conscientização como: “Pneus devem ser guardados em locais cobertos” e “As garrafas vazias devem ser armazenadas sempre com a boca para baixo, em um local coberto”, fazem parte da exposição. 
 
“Nossa ideia é levar informação de qualidade ao público. Além de explicar sobre como evitar a proliferação do mosquito, os painéis mostram as diferenças com relação aos sintomas e tratamento de cada uma das doenças provocadas pelo Aedes Aegypti”, diz Juliana Possas, Assessora de Eventos e Exposições do Fórum Itaboraí.
 
A exposição é guiada e pode ser visitada até o dia 16 de dezembro. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. A classificação é livre e a entrada é gratuita. Para grupos com mais de cinco pessoas, é preciso fazer o agendamento pelo e-mail: juliana.possas@fiocruz.br.
 
O Palácio Itaboraí fica na Rua Visconde de Itaboraí, nº 188, no Valparaíso. O espaço conta com estacionamento e acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
 
 

Semana do Alimento Orgânico: Orgânico ou Agroecológico?

Evento sobre alimentação orgânica e agroecológica será realizado nos dias 20 e 21 de maio.

Luiz Pistone (Fórum Itaboraí/Fiocruz)Publicado em 12/05/2022

Nos dias 20 e 21 de maio, sexta-feira e sábado, o Fórum Itaboraí sediará o evento “Semana do Alimento Orgânico: orgânico ou agroecológico”. Composto por atividades como exposições de alimentos e artesanatos, rodas de conversa e oficinas, o evento visa estabelecer diálogos com o público a respeito da importância da produção de alimentos agroecológicos para a promoção da saúde e da segurança alimentar e nutricional.

Resumo da Programação: Atividade permanente (sexta e sábado, de 09h às 16h): Exposição Agroecológica com feira de alimentos agroecológicos e artesanatos.

Dia 20/05 (sexta-feira) MANHÃ

9h - Abertura do Evento

9h15- Plantio de hortaliças e visita às caixas de abelhas

10h30 - Oficina sobre compostagem

Dia 20/05 (sexta-feira) TARDE

13h30 - Oficina sobre compostagem

14h- Plantio de hortaliças e visita às caixas de abelhas

Dia 21/05/2022 (Sábado) MANHÃ

10h30 - Roda de conversa – “O Olho do Consumidor: alimentação saudável”

Dia 21/05/2022 (Sábado) TARDE 14h30 - Oficina de horta suspensa

 
Fotos: Luiz Pistone (Fórum Itaboraí)
 

Palácio Itaboraí: Alteração de Expediente para dedetização

Informamos que não haverá expediente no Palácio Itaboraí no dia 07 de fevereiro (sexta-feira) devido à realização do serviço completo de dedetização. As atividades de visitação também estarão suspensas no dia 08/02 (sábado) e serão retomadas nos dias 10/02 (Trilha do Arboreto) e 11/02 (Exposição “O Pequeno Príncipe visita o Palácio Itaboraí”).

 

 

PALÁCIO ITABORAÍ RECEBE A EXPOSIÇÃO "O PEQUENO PRÍNCIPE VISITA O PALÁCIO ITABORAÍ"

Mostra gratuita traz informações e curiosidades sobre obra clássica da literatura e seu autor

 

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas” – essa é uma das mais célebres frases do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, mundialmente conhecido por sua obra O Pequeno Príncipe. Além de escritor e ilustrador, Saint-Exupéry também era piloto da companhia francesa de correio aéreo Aéropostale e, talvez poucas pessoas saibam, mas uma pequena parte da sua história tem uma estreita relação com Petrópolis: com a expansão da aviação comercial na América do Sul, na década de 1920, Saint-Exupéry fazia escalas no Rio de Janeiro e, quando havia tempo entre uma viagem e outra, subia a serra e se hospedava na propriedade de seu amigo, também piloto, Marcel Reine, em Itaipava. Desde a década de 1940, esta casa é mantida por uma mesma família que a adquiriu após a Segunda Guerra Mundial e deu-lhe o nome de La Grande Valée (A casa do Pequeno Príncipe), onde preservam a memória da Aéropostale e do piloto.

De 21 de janeiro a 29 de maio, apreciadores do principezinho e do autor desse clássico da literatura universal terão a oportunidade de vivenciar a exposição “O Pequeno Príncipe visita o Palácio Itaboraí”, uma iniciativa do Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde em parceria com o Instituto Municipal de Cultura e Esportes - IMCE e a La Grande Valée. A mostra traz curiosidades e informações sobre como o Pequeno Príncipe e a Aéropostale estão conectados: conta quem foi Saint Exupéry, onde ele trabalhava e como se deu o início da escrita e concepção de sua famosa obra literária. Quem visitar a exposição também poderá conhecer – ou reencontrar – alguns personagens que fazem parte da jornada do principezinho, como a Raposa e o Carneiro. Há, ainda, uma seção em que os visitantes poderão deixar suas mensagens para o mundo, registrando-as em estrelas que permanecerão penduradas em galhos. E mais: na “mesa do escritor” uma história já iniciada estará aberta para cada pessoa que quiser escrever um pequeno trecho e, juntos, construirmos uma grande história a diversas mãos.

No canal do youtube do Fórum Itaboraí (https://www.youtube.com/playlist?list=PL8ANDU7I_qdKquWX2resu2_ko81-sK9AD) interessados podem acessar podcasts com conteúdos relacionados. A mostra “O Pequeno Príncipe visita o Palácio Itaboraí” tem entrada franca e está aberta de terça a sexta, de 8:30h às 16:30h, e aos sábados, de 9:00h às 16:00h.Escolas interessadas podem fazer o agendamento pelo telefone (24)2246-1430. A classificação é livre.

O Palácio Itaboraí, sede do Fórum, fica à rua Visconde de Itaboraí, 188, Valparaíso, em Petrópolis, e a mostra pode ser visitada de segunda a sexta, de 8h30 às 16h30, e aos sábados, de 9h às 16h. Classificação etária: livre.

 

 

 

 

Uma divertida campanha de vacinação

Mais de 500 pessoas estiveram no último sábado, 19, no Fiocruz Pra Você, no Palácio Itaboraí, unidade da Fiocruz em Petrópolis. O evento, realizado anualmente em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, é um grande ato para sensibilizar e mobilizar as pessoas para a importância da vacinação. Além da oportunidade de imunização de crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos contra o sarampo, houve atendimento pediátrico básico, orientação de saúde bucal, feira agroecológica, doação de mais de 600 livros e muita diversão, com diversas atividades gratuitas para todas as idades.

 

Fórum Itaboraí promove campanha de vacinação contra sarampo com programação cultural e muita diversão

Evento é totalmente gratuito

 

No próximo sábado, 19, crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos poderão ser vacinadas gratuitamente contra o sarampo no Fiocruz Pra Você 2019, evento que acontece no Palácio Itaboraí, sede da Fiocruz em Petrópolis, de 8h às 17h. Além da oportunidade de imunização das crianças, as famílias também poderão curtir um dia de muita diversão, com diversas atividades gratuitas para todas as idades.

 

O Fiocruz Pra Você é um evento tradicional realizado pela Fiocruz há 25 anos na sua sede, em Manguinhos, no Rio de Janeiro, atraindo milhares de pessoas todos os anos em favor da vacinação. Em Petrópolis será a terceira edição do evento, realizado em coordenação com a Secretaria Municipal de Saúde. Para Felix Rosenberg, Diretor do Fórum Itaboraí, será um dia para atualizar a caderneta de vacinação das crianças, unindo responsabilidade pela vida com programação de cultura e lazer. “Nosso compromisso é com a saúde da população e, movidos por esta missão, nos preparamos para receber com alegria tanto quem já conhece e frequenta o Palácio Itaboraí como quem ainda não teve a oportunidade de conhecer este espaço público em Petrópolis”, conta Rosenberg.

 

As atividades terão início com a “1ª. Caminhada do Oswaldo”, que sairá da Praça da Liberdade, às 8h, com destino ao Palácio Itaboraí. A programação inclui também show de mágica, apresentação circense, oficinas de plantio de espécies medicinais, apresentações musicais com jovens que compõem a Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí, feira agroecológica, oficinas de saúde bucal, feira de troca e doação de livros, visitação da Trilha do Arboreto, onde estão centenas de espécies de plantas medicinais, além de cama elástica, piscina de bolinhas, pintura facial, brinquedos infláveis, personagens de histórias infantis, distribuição de brindes, pipoca e algodão doce.

 

O Palácio Itaboraí fica à Rua Visconde de Itaboraí, 188 – Valparaíso. Veja a programação completa do evento.

 

 

 

PRORROGADA A EXPOSIÇÃO DINOSSAUROS E GEOPARQUES DO BRASIL

Mostra interativa e gratuita estará em cartaz até 31 de agosto

 

Devido ao grande sucesso, a exposição interativa Dinossauros e Geoparques do Brasil, em exibição no Fórum Itaboraí, foi prorrogada e estará em cartaz até 31 de agosto, com entrada franca. Voltada ao público de todas as idades, a mostra traz informações científicas e curiosidades sobre os dinossauros e provoca a reflexão sobre a geoconservação e o uso sustentável de áreas geográficas com relevante patrimônio geológico, os geoparques. Fruto de parceria do Fórum Itaboraí, do Museu de Ciências da Terra e do Serviço Geológico do Brasil – CPRM a exposição já recebeu 7.400 visitantes, desde início de maio, quando foi aberta.

Os visitantes poderão interagir com uma “caixa de escavação”, descobrindo achados importantes para a Ciência, poderão também medir o tamanho dos próprios pés em comparação a uma “pata de dinossauro”, conhecer por onde andavam estes animais pré históricos em nosso Brasil e, seguindo as pegadas (originais e réplicas) de terópodes e ornitópodes, adentrar o Vale dos Dinossauros, um dos mais importantes sítios paleontológicos do mundo, situado no estado da Paraíba. O público poderá, ainda, ver de perto uma réplica de esqueleto de um dinossauro e se encantar com essas criaturas que habitaram nosso planeta antes de nós.

Grupos interessados podem fazer o agendamento prévio pelo telefone (24) 2246-1430, com Juliana Possas. O Palácio Itaboraí, sede do Fórum, fica à rua Visconde de Itaboraí, 188, Valparaíso, em Petrópolis, e a mostra pode ser visitada de segunda a sexta, de 8h30 às 16h30, e aos sábados, de 9h às 16h. Classificação etária: livre.

 

 

PALÁCIO ITABORAÍ RECEBE A EXPOSIÇÃO DINOSSAUROS E GEOPARQUES DO BRASIL

Mostra interativa e gratuita traz informações científicas e promete descobertas para todas as idades

 

Dinossauros e Geoparques do Brasil é a nova exposição interativa em cartaz no Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, unidade da Fiocruz em Petrópolis, de 06 de maio a 02 de agosto de 2019, com entrada franca. Voltada ao público de todas as idades, a mostra traz informações científicas e curiosidades sobre os dinossauros e provoca a reflexão sobre a geoconservação e o uso sustentável de áreas geográficas com relevante patrimônio geológico, os geoparques.

Os visitantes poderão interagir com uma “caixa de escavação”, descobrindo achados importantes para a Ciência, poderão também medir o tamanho dos próprios pés em comparação a uma “pata de dinossauro”, conhecer por onde andavam estes animais pré históricos em nosso Brasil e, seguindo as pegadas (originais e réplicas) de terópodes e ornitópodes, adentrar o Vale dos Dinossauros, um dos mais importantes sítios paleontológicos do mundo, situado no estado da Paraíba. O público poderá, ainda, ver de perto uma réplica de esqueleto de um dinossauro e se encantar com essas criaturas que habitaram nosso planeta antes de nós.

 

Geoparques

Um geoparque, segundo a UNESCO, é uma área geográfica onde sítios do patrimônio geológico são partes de um conceito integrado de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Um geoparque deve gerar atividade econômica, notadamente através do geoturismo, e envolve um número de geossítios ou sítios geológicos de importância científica, raridade ou beleza, incluindo formas de relevo e suas paisagens. Aspectos arqueológicos, ecológicos, históricos ou culturais podem representar importantes componentes de um geoparque.  O Brasil, com sua rica geodiversidade, contendo testemunhos de praticamente todas as eras geológicas, aliada à sua imensa extensão territorial, possui grande potencial para a proposição de geoparques. O Brasil tem somente um geoparque integrado à Rede Global de Geoparques, o Geoparque Araripe(2006), no Ceará, o primeiro das Américas e, até o momento, o segundo geoparque latino-americano. O Projeto Geoparques, criado pelo Serviço Geológico do Brasil – CPRM, está em curso e prevê-se, em futuro próximo, a implantação de novos geoparques no Brasil, como o de Rio do Peixe (PB), Quarta Colônia (RS) e Bodoquena-Pantanal (MS).

 

A exposição Dinossauros e Geoparques do Brasil é uma parceria do Fórum Itaboraí , do Museu de Ciências da Terra e do Serviço Geológico do Brasil – CPRM. Grupos podem fazer o agendamento prévio pelo telefone (24) 2246-1430, com Juliana Possas. O Palácio Itaboraí, sede do Fórum, fica à rua Visconde de Itaboraí, 188, Valparaíso, em Petrópolis, e a mostra pode ser visitada de segunda a sexta, de 8h30 às 16h30, e aos sábados, de 9h às 16h. Classificação etária: livre. Outras informações em: http://www.cprm.gov.br/publique/Noticias/Petropolis-%28RJ%29-recebe-pela-primeira-vez-exposicao-sobre-Geoparques-e-Dinossauros-5659.html

 

 

 

Fórum Itaboraí integra programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no LNCC

De 16 a 18 de outubro, atrações promovidas pelo Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde - Fiocruz/Petrópolis integrarão a programação da 15a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC, no Quitandinha.  O tema deste ano, “Ciência para a Redução das Desigualdades”, baseia-se na Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas – ONU e está relacionado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS, especificamente o de número 10: Redução das Desigualdades. O evento é gratuito e dele participam diversas instituições.

 

Dentre as atrações oferecidas pelo Fórum Itaboraí - Fiocruz-Petrópolis estarão Jogos dos ODS, workshops do Teatro do Oprimido, apresentações da Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí , instalação de um jardim sensorial e medicinal (que se tornará permanente no LNCC), palestra sobre saúde na comunidade, exposição viva de plantas medicinais, reunindo 33 espécies e suas curiosidades,  além da maior folha do mundo, horta suspensa, doação de mudas de plantas medicinais e de algumas espécies da Mata Atlântica. A programação completa pode ser acessada em: https://www.lncc.br/eventoSeminario/eventoconsultar.php?vMenu=&idt_evento=1860

Exposição gratuita sobre biodiversidade em cartaz no Palácio Itaboraí

Formada por painéis e módulos interativos, a exposição "Biodiversidade e saúde" destaca as relações entre a biodiversidade, a saúde e suas perspectivas socioambientais, e busca discutir os impactos da intervenção humana na natureza – estima-se que a atual taxa de extinção de espécies esteja entre mil e 10 mil vezes maior que a natural. Esse debate é fundamental, especialmente neste momento, em que nos aproximamos do final da Década da Biodiversidade (2011-2020).

As atrações incluem um jogo da memória sobre espécies brasileiras ameaçadas de extinção e uma atividade sobre as relações ecológicas que acontecem no ambiente da floresta. Além disso, os visitantes poderão conhecer mais sobre os seis biomas brasileiros – a Floresta Amazônica, maior floresta tropical úmida do mundo; o Pantanal, maior planície inundável; o Cerrado de savanas e bosques; a Caatinga de florestas semi-áridas; os campos dos Pampas; e a floresta tropical pluvial da Mata Atlântica.

A biodiversidade como fonte de saúde é um dos destaque da exposição, que aborda o reconhecimento científico de plantas medicinais e a distribuição de fitoterápicos no SUS.

A mostra foi realizada pelo Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), em parceria com o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos).

 

SERVIÇO: 

Exposição “Biodiversidade e Saúde”
De 3 de setembro até 21 de dezembro

Datas e horários de visitação: de terça a sexta, das 8h30 às 16h30, e aos sábados, das 9h às 16h
Local: Palácio Itaboraí / Fiocruz Petrópolis
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 188, Valparaíso
Informações e agendamentos: (24) 2246-1430