Palácio Itaboraí recebe exposição “Aedes: que mosquito é esse?”

Mostra guiada e interativa pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. A entrada é gratuita.

Aline Ricly e Luiz Pistone (Fórum Itaboraí/Fiocruz)Publicado em 10/10/2022 (Atualizado em 01/11/22)

O Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde recebe, de 10 de outubro até 12 de dezembro, a exposição “Aedes: que mosquito é esse?”. O objetivo é conscientizar a população sobre a disseminação do mosquito, principalmente nessa época do ano em que aumentam os casos das doenças provocadas pelo Aedes Aegypti, que são a Dengue, Zika e Chikungunya.
 
A exposição é dividida em cinco módulos: “Dengue”, “Zika” e “Chikungunya”, “Os vírus - por dentro dos vírus” e “Um mosquito doméstico – o zumzumzum da questão”.  A mostra conta ainda com diversos recursos tecnológicos e aborda diferentes aspectos do mosquito por meio de atividades lúdicas e interativas. 
 

Mensagens de conscientização como: “Pneus devem ser guardados em locais cobertos” e “As garrafas vazias devem ser armazenadas sempre com a boca para baixo, em um local coberto”, fazem parte da exposição. 

 
“Nossa ideia é levar informação de qualidade ao público. Além de explicar sobre como evitar a proliferação do mosquito, os painéis mostram as diferenças com relação aos sintomas e tratamento de cada uma das doenças provocadas pelo Aedes Aegypti”, diz Juliana Possas, Assessora de Eventos e Exposições do Fórum Itaboraí.
 
A mostra é uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz, com o apoio da Rede Dengue, Zika e Chikungunya da Fiocruz, a exposição tem a curadoria de Waldir Ribeiro, Luis Carlos Victorino, Fernanda Gondra e Miguel Oliveira, e conta com a colaboração do Serviço de Itinerância, a partir das produtoras Flávia Lima e Marta Fabíola Mayrink. 


‘Aedes: que mosquito é esse?' integra as ações do projeto Arte e Ciência sobre Rodas, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, com a Gestão Cultural da SPCOC, com patrocínio das empresas BAYER, Grupo DPSP,  Drogarias Pacheco, IBM, 3M e EDF Norte Fluminense. 

 
A exposição é guiada e pode ser visitada até o dia 16 de dezembro. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. A classificação é livre e a entrada é gratuita. Para grupos com mais de cinco pessoas, é preciso fazer o agendamento pelo e-mail: forumitaborai@fiocruz.br
 
O Palácio Itaboraí fica na Rua Visconde de Itaboraí, nº 188, no Valparaíso. O espaço conta com estacionamento e acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.