Curso de aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde 2023 (EdPopSUS) tem início em Petrópolis

Capacitação é feita pela Fiocruz e direcionada a profissionais de saúde e lideranças comunitárias do município

Aline Ricly e Luiz Pistone (Fórum Itaboraí/Fiocruz)Publicado em 05/04/2023

Iniciado na última terça-feira (4) o curso de aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde (EdPopSUS) é fruto de parceria entre a Fiocruz - através do Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde e da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - da Prefeitura Municipal e da Secretaria Estadual de Saúde. 

Além de promover a troca de informações entre os alunos, o objetivo do EdPopSUS é possibilitar a qualificação da prática educativa de profissionais de saúde e lideranças comunitárias nos territórios de Atenção Básica.  

O curso é ministrado em Petrópolis há dez anos. Para esta nova turma, de 2023, recebeu 40 inscrições de agentes comunitários de saúde e lideranças comunitárias de nove comunidades de Petrópolis: Independência, Alto da Serra, Meio da Serra, Comunidade São João Batista, Vale das Videiras, Castelo São Manoel, Moinho Preto, Vila Rica e Fazenda Inglesa, além de lideranças comunitárias das comunidades Oswaldo Cruz e São José. 

A capacitação será realizada toda terça-feira, das 8h às 17h, no Palácio Itaboraí, no Valparaíso. A previsão é de que o curso seja concluído em 25 de julho, com a Amostra Estadual de Educação Popular que será realizada na Escola Politécnica Joaquim Venâncio. 

“Estamos sempre buscando melhorias para a Saúde do nosso município e com essa capacitação, os participantes poderão transmitir tudo o que aprenderam para os colegas que atuam em suas respectivas áreas”, explica o prefeito Rubens Bomtempo.  

Para o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, o curso promove a integração entre os profissionais de diferentes equipes de Estratégia Saúde da Família e da Vigilância em Saúde. “Isso porque, entendemos que a participação social no SUS  contribui para o fortalecimento das ações de prevenção e promoção à saúde”.