O acesso às artes em geral e à Música Clássica ou Erudita em particular é uma das tantas marcas das desigualdades sociais, muito especialmente para a imensa maioria da população do território de Petrópolis assim como dos Municípios distantes das capitais ou grandes centros urbanos do país.
É por esta razão que após quatro anos de ter criado a Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí – OCPIT como meio de oferecer a oportunidade de formação musical orquestral às crianças e adolescentes que cursam o ensino público no Município, o Fórum Itaboraí iniciou um novo projeto de saúde mediante a inserção social através do acesso às artes: Os Concertos na Fiocruz.
O projeto visa oferecer à cidade de Petrópolis um novo espaço de divulgação da Música erudita. Estimulada pela cooperação Palácio Itaboraí-Escola Nacional de Música da UFRJ, essa iniciativa contemplará apresentações de formações camerísticas e abrangerá os principais períodos da Música clássica.
Completamente gratuitas e abertas ao público, as sessões mensais de música clássica ao vivo acontecem sempre no primeiro sábado de cada mês, pontualmente às 16:00 horas. Nelas se apresentam solistas, duos ou pequenos conjuntos profissionais locais ou de fora com as mais variadas composições do gênero, indo do barroco ao contemporâneo.
30 de Julho de 2016 - Primeira Edição - Quarteto Uirapuru:
27 de Agosto de 2016 - Segunda Edição - Duo Sófia:
24 de Setembro de 2016 - Terceira Edição - Arcus Trio:
29 de Outubro de 2016 - Quarta Edição - Quinteto Carioca:
26 de Novembro de 2016 - Quinta Edição - Duo Lipe Portinho & Bartolomeu Wiese: