Fiocruz pra Você 2018

O Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, programa especial da presidência da Fiocruz em Petrópolis, realizou no último sábado, 18 de agosto, a segunda edição do “Fiocruz pra Você” em Petrópolis-RJ. Promovido por meio de uma parceria entre o Fórum Itaboraí e a Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis, o evento contou com a visita de 797 pessoas e seguiu o mesmo conceito adotado nas edições de Manguinhos há mais de 20 anos: integrar saúde, cultura, música, ciência e cidadania em uma programação para crianças, jovens e adultos.

Foram oferecidas oficinas de plantio de mudas de plantas medicinais e outras com a equipe da Trilha do Arboreto, troca de óleo de cozinha usado e material reciclável por mudas, intervenções musicais de jovens componentes da Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí, oficinas de saúde bucal, doação de livros pela Biblioteca Livre do Fórum Itaboraí, diversos brinquedos e brincadeiras, teatro de fantoches, apresentações de circo, distribuição de brindes e, claro, aplicação de vacinas contra poliomielite e sarampo (tríplice viral).

De acordo com os dados oficiais da Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis, responsável pela disponibilização e aplicação das vacinas, 214 crianças foram imunizadas contra a poliomielite e 191 contra o sarampo, a caxumba e a rubéola (tríplice viral) totalizando 405 doses de vacina aplicadas.

Equipe do Fórum Itaboraí em Manguinhos

Além das atividades oferecidas em Petrópolis, os projetos do Fórum Itaboraí também integraram o evento de Manguinhos, sede da Fiocruz. A equipe de Plantas Medicinais montou um estande com banners, distribuiu panfletos e doou mais de 200 mudas de plantas medicinais e alimentícias não convencionais para os visitantes do estande.

A equipe social também enriqueceu a programação com um jogo de quebra-cabeça de conscientização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A partir da escolha de um objetivo prioritário, o jogador deveria conectar os outros objetivos, entendendo na prática como eles estão interligados. O método também foi utilizado com grupos de adultos para o Diagnóstico Rápido Participativo (DRP), que permite entender comunidades de forma rápida a partir do olhar dos próprios moradores.

Outros números sobre o “Fiocruz pra Você 2018” em Petrópolis:

Escovações supervisionadas com aplicação de flúor: 196 pessoas

Atendimento pediátrico - Pesagem e medidas: 116 pessoas

Atendimento do Resgate - Aferição de pressão arterial e níveis de glicose: 78 pessoas

Litros de óleo de cozinha recolhidos: 30 litros