Em 2017

O Palácio Itaboraí sediou 03 Exposições temporárias em 2017, contando com a presença de 1.872 visitantes, sendo elas:

Exposição “ Os caminhos da PEC 55/ PEC 241 e da Agenda 2030”

Realizada no período de 22 de novembro 2016 à 28 de março de 2017, contou com 203 visitantes, sendo 26 relativos ao ano de 2017. Totalmente produzida pela equipe do Fórum Itaboraí, a exposição apresentou detalhes da construção, pela Organização das Nações Unidas, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS e da Agenda 2030, incluindo a ativa participação do Governo do Brasil na mesma. Contrapondo os compromissos assumidos praticamente por todos os Estados do mundo, foram apresentadas as cláusulas da PEC 55, posteriormente aprovada pelo Congresso Nacional e promulgada pelo Planalto em 15 / 12 / 2016, como EC 95, e o impacto projetado do consequente ajuste fiscal nas áreas sociais, como saúde, educação e assistência social, nas próximas duas décadas.

 

Exposição Criatividade Sustentável

Realizada pelo Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro com o apoio da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro, FAETERJ – Petrópolis, a exposição “Criatividade Sustentável” foi composta por obras dos artistas Camilo Moreira e Oséias Simone. A proposta foi utilizar uma abordagem leve e lúdica para transformar a concepção do público acerca do conceito de “lixo”, trabalhando -o numa nova perspectiva, onde o resíduo de todo e qualquer processo produtivo, quando devidamente trabalhado pelo caminho da arte e da criatividade, corresponde ao retorno de materiais nobres à corrente econômica, unindo preservação do meio ambiente, arte e artesanato, com a criação de oportunidades reais de geração de renda, inclusão social e desenvolvimento. A exposição teve 914 visitantes durante o período de 14 de junho a 18 de agosto.

 

Exposição Japão: Cultura, Saúde e Biodiversidade

Realizada através de uma parceria com a Associação Nikkei de Petrópolis, Consulado do Japão do Rio de Janeiro e com o apoio do IOC - Fiocruz. A proposta da exposição foi a de difundir a cultura, costumes e curiosidades do povo japonês, bem como suas tradições e similaridades entre os dois países, Brasil e Japão. Entre outros aspectos, a exposição destacou a figura de Hideyo Noguchi no 28 29 intercâmbio médico-científico entre Brasil e Japão devido às suas intensas pesquisas sobre leptospirose e febre amarela, entre outras. Aberta no período de 10 de outubro a 15 de dezembro, ela recebeu um total de 858 visitantes.