Eventos e Exposições

         Um dos eixos estratégicos de atuação do Fórum Itaboraí é o espaço dedicado a eventos e exposições, com ênfase na interface entre a ciência e a cultura. Neste sentido, um de seus carros-chefes é a Trilha da Biodiversidade Vegetal na Mata Atlântica (Trilha do Arboreto), uma trilha permanente que inclui plantas medicinais, tóxicas, aromáticas, espirituais, alimentícias e de contenção de encostas. 

         O Palácio ainda oferece um espaço particularmente adequado para a realização de reuniões e eventos bi ou multilaterais em cujo âmbito a Fiocruz exerce compromissos e responsabilidades determinadas. Integrando os compromissos internacionais prioritários do Governo e das principais atividades da Fiocruz neste campo com a vocação cultural do Palácio, o Fórum Itaboraí pode desenvolver um espaço de exposição da interculturalidade, com particular ênfase nas manifestações artísticas e culturais próprias do continente africano e da América Latina.      

         Um outro foco é a relação com a comunidade local. Além do Auditório e a Cafeteria, o palácio tem salas multiuso disponíveis para cursos breves, discussões e reuniões de movimentos comunitários e dos órgãos de Governo e outras instituições públicas no âmbito  Municipal, além de videoteca e biblioteca virtual que podem ser consultadas pela população. O fórum já faz parte da Rede Saúde e Cultura, uma parceria entre a Fiocruz e o Ministério da Cultura.

         Por fim, o Palácio Itaboraí oferece um espaço bucólico, apropriado para dar suporte técnico e logístico a eventos de reflexão e desenvolvimento das diversas unidades da Fiocruz, permitindo tanto eventos de um dia de duração, dada sua proximidade com a cidade do Rio de Janeiro, quanto de maior duração, tirando proveito da vasta infraestrutura hoteleira e gastronômica local.

Informações: O passeio guiado pela Trilha do Arboreto e as exposições temporárias são abertas ao grande público, de segunda a sexta, das 09h às 16h.

Agendamentos

A Fundação Oswaldo Cruz possui serviços integrados ao “Portal de Serviços”, uma plataforma do Governo Federal que permite não apenas a consulta de informações como também possibilita a solicitação, o acompanhamento e a avaliação de alguns destes serviços.

Através da ferramenta, qualquer cidadão pode realizar o agendadamento, tirar dúvidas e avaliar o serviço prestado diretamente do computador, tablet ou smartphone.

 

A visita ao Palácio Itaboraí oferece essa facilidade para a visitação para diversas mostras e exposições temporárias além da visita guiada à Trilha do Arboreto, uma exposição viva e permanente da biodiversidade vegetal. Para utilizar, o interessado deverá ter cadastro ativo no portal gov.br.

 

Para acessar basta clicar aquiCaso tenha alguma dificuldade para utilizar o sistema, envie um email para forumitaborai@fiocruz.br com o assunto "Ajuda para solicitação de visita através da plataforma GOV.BR"