Jornada pelo 5º Aniversário do Fórum Itaboraí: PEC 55, Justiça Social e Desenvolvimento Sustentável no Brasil

          No dia 22 de novembro de 2016, o Fórum Itaboraí comemorou seu quinto aniversário e organizou o evento “PEC 55, Justiça Social e Desenvolvimento Sustentável no Brasil”.

 

          Com o objetivo de discutir e ampliar o debate sobre o impacto da PEC 55 e suas consequências na vida dos brasileiros, a iniciativa promoveu palestras com especialistas de diversas áreas afetadas pela nova proposta  e organizou uma grande exposição com o tema “Os caminhos da PEC 55 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” que mostra as consequências que a PEC 55 causará na implementação da Agenda 2030, metas elaboradas pela ONU para o desenvolvimento sustentável global e que foi assinada por 193 chefes de estado.

          O evento também promoveu uma pequena feira orgânica de produtores do Brejal, Quilombo da Tapera e Comunidades Madame Machado e Vila Felipe, além de apresentações musicais da Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí e do Duo formado por Daniel Miranda e Paulo Sá, professores da OCPIT.

Palestrantes e temas abordados:

Antonio José Alves Junior, do departamento de Ciências Econômicas da UFRRJ, “A PEC 55 no contexto do desenvolvimento social, sob a ótica da economia”.

Paulo Buss, Coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz e ex-presidente da Fiocruz, “A PEC 55 e a saúde da população brasileira”.

Luiz Gonzaga Souza Lima, Doutor em Ciências Políticas pela Universidade de Milão e ex-professor da UERJ, “A PEC 55 e os rumos da educação no Brasil”.

Luziana Correa do Lago , Arquiteta Urbanista - IPUR/UFRJ e Doutora em planejamento urbano pela Universidade de São Paulo, “A PEC 55 e a habitação popular no Brasil”.

 

          Os vídeos com as palestras podem ser acessados através do link: https://www.youtube.com/channel/UCHjK2jruJLs6R6hVdNlBYcg