Biblioteca Livre do Fórum Itaboraí

         

 

Quem somos?

A Biblioteca Livre do Fórum Itaboraí (BLFI) foi inaugurada em 2015, com o objetivo de promover o acesso democrático à cultura e à informação técnico-científica, por meio da ampla disponibilização e divulgação de fontes e conteúdo de informação e conhecimento. 

Aberta a todos os segmentos da comunidade, baliza-se na perspectiva de inclusão social e no auxílio à educação e o desenvolvimento sociocultural. Neste contexto, a disponibiliza seu acervo físico, digital e sua infraestrutura de forma a fortalecer e ampliar ações de promoção à leitura e a cultura. Sua atuação na dimensão social se concentra na convicção de que em cada intervenção realizada, independentemente de seu tamanho ou abrangência, possibilita o movimento de consolidação das funções culturais, informativas e educativas.

 

Como é composto nosso acervo

1. Acervo Interno (científico e institucional):

Nosso acervo conta com livros, periódicos, partituras, mídias e trabalhos de conclusão de curso, com ênfase na missão e nas temáticas abordadas pelo Fórum Itaboraí. Disponibiliza títulos divididos em Filosofia, Ciências Sociais, Sociologia, Problemas sociais, Educação, Botânica, Saúde Pública, Agricultura, Música, História e Geografia. Este acervo encontra-se na parte interna da biblioteca sob a perspectiva do impacto que as desigualdades econômicas e sociais exercem na qualidade de vida, no desenvolvimento intelectual e suas influências na área da saúde.

 

Como funciona?

•      Disponível para a pesquisa ao público em geral;

•      Para o empréstimo de acervo é necessário cadastro e o cumprimento das normativas estabelecidas em seu regulamento;

    Consulta ao AcervoClique aqui e acesse o Catálogo Mourisco

 

2. Acervo Livre (leia, doe e compartilhe)

Este acervo encontra-se distribuído em nichos dispostos em diversos pontos do Fórum Itaboraí, tanto na parte interna quanto externa do palácio, nunca no interior da biblioteca.

O acervo livre, do Projeto Leia, Doe e Compartilhe é para livre empréstimo. Esta iniciativa tem a finalidade de promover o acesso aos livros e estimular a leitura dos usuários do espaço do Fórum Itaboraí, principalmente, os alunos dos cursos e as comunidades beneficiadas pelos programas desenvolvidos na unidade.

 

Como funciona?

Composto por assuntos relacionados ao bem estar social, literatura, arte e entretenimento, segue os seguintes requisitos:

 

•       O leitor é livre para levar para casa;

•       O leitor é livre para devolver o livro quando puder;

•       O leitor é livre para doar e emprestar a quem quiser.

 

Disponibilizamos computadores e  acesso a internet.

A Biblioteca oferece ainda:

•       agentes de leitura capacitados para desenvolver atividades que estimulem a comunidade a interagirem com o livro;

•       rodas de leitura;

•       exibição de filmes;

•       contação de histórias;

•       criação de clubes de leitura;

•       saraus literários.

 

Doação

 É necessário enviar listagem com os livros para aprovação dos títulos. O email de contato é: forumitaborai@fiocruz.br, no assunto do email deve constar “DOAÇÃO de livros – nome do doador”. Os livros devem ser elencados por autor, título, local, editora e ano, preferencialmente em formato word e excel.

 Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-feira, de 9h às 13h e de 14h às 17h.