Fórum Itaboraí promove curso de atualização para assistentes sociais de Petrópolis

Abertura do curso ocorreu na manhã da última sexta-feira (28). A iniciativa tem parceria das Secretarias de Assistência Social e de Saúde

Aline Ricly e Luiz Pistone (Fórum Itaboraí/Fiocruz)Publicado em 02/05/2023

Assistentes sociais das secretarias de Saúde e Assistência Social de Petrópolis começaram na última sexta-feira (28) o curso de atualização em Política em Saúde e Desenvolvimento Social, promovido pelo Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, sede da Fiocruz em Petrópolis, em parceria com as secretarias municipais de Assistência Social e Saúde. Ao todo, 25 profissionais vão participar da capacitação.

Segundo a servidora da Fiocruz e coordenadora do curso, Mel Bonfim, o objetivo é incentivar uma visão crítica e estratégica das assistentes sociais sobre as políticas que determinam a transformação do território e as condições de seus habitantes, fortalecendo a abordagem intersetorial e comunitária e ampliando a dimensão coletiva da Saúde e da Assistência Social.

Durante o ato da abertura do curso, o diretor do Fórum Itaboraí, Felix Rosenberg, lembrou que as desigualdades sociais determinam as condições de saúde, sendo portanto necessária a ação intersetorial e o intenso envolvimento da comunidade organizada. “É por isso que iniciativa da capacitação para fortalecer o trabalho da assistência social dos vários setores do poder público municipal se torna excepcional ao permitir analisar e comprender junto com a nossa equipe de assistentes sociais, como atuar melhor nas comunidades e contribuir para a transformação social e a redução das desigualdades como requisito básico para melhorar a saúde no âmbito do município. Temos a certeza que esta iniciativa contribuirá significativamente para a formação e o crescimento profissional em Petrópolis”, disse.

Já o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, destacou que é fundamental a parceria entre o município e o Fórum Itaboraí e ressaltou o papel essencial das assistentes sociais, inclusive durante a pandemia de covid-19 e após as tragédias de fevereiro e março de 2022. “Vejo este curso como uma oportunidade de um processo de educação permanente voltado especificamente para termos sensíveis e muitos caros do ponto de vista das desigualdades sociais e de como isso afeta a saúde coletiva”, diz.

O curso tem previsão de ocorrer até o mês de outubro. As aulas são quinzenais, às sextas-feiras, das 9h às 12h, no Palácio Itaboraí, que fica na Rua Visconde de Itaboraí, nº 188, no Valparaíso.