Principais objetivos e ações desenvolvidas

Objetivo: Promover a Gestão Participativa

          Dentro da dinâmica do TTS torna-se fundamental a interlocução permanente com a comunidade, com os serviços públicos e outras instituições envolvidas.  Para tanto fsão realizadas diversas reuniões para troca de experiência, informações, encaminhamentos, dentre as quais podemos citar: todas as escolas e postos de saúde da família da área de abrangência do projeto, Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (responsável pela coleta de lixo), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Educação. A fim de devolver as informações colhidas com as equipes de saúde, especialmente junto às agentes comunitárias de saúde utilizou-se a metodologia da ouvidoria coletiva realizando 3 Fóruns com os Postos de Saúde: Estrada I e II, Machado Fagundes e Boa Vista.

Ações:

         a) A fim de divulgar as ações do projeto, o Trabalho Técnico Social elaborou alguns materiais informativos como folder, cartazes, boletim informativo e panfletos. Destaca-se como importante instrumento de mobilização, os convites produzidos para os fóruns, que são guardados carinhosamente pelos convidados.

         b) Articulação permanente junto aos Serviços Públicos.  Dentro da dinâmica do TTS torna-se fundamental a interlocução permanente com os serviços públicos envolvidos.  Para tanto foram realizadas diversas reuniões para troca de experiência, informações, encaminhamentos, dentre as quais podemos citar: todas as escolas e postos de saúde da família da área de abrangência do projeto, Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (responsável pela coleta de lixo), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Educação. A fim de devolver as informações colhidas com as equipes de saúde, especialmente junto às agentes comunitárias de saúde utilizou-se a metodologia da ouvidoria coletiva realizando 3 Fóruns com os Postos de Saúde: Estrada I e II, Machado Fagundes e Boa Vista.

         c) Interlocução com a Faculdade Arthur Sá Earp Netto, responsável pela gestão dos Postos de Saúde da Família na Estrada da Saudade. Foi realizado um Fórum junto aos discentes da Faculdade Arthur Sá Earp Netto (os quais atuam como estagiários nos postos de Saúde da Estrada).

         d) Reuniões com as lideranças comunitárias formais e informais da Estrada da Saudade para divulgação do projeto, articulação de ações conjuntas, etc.;

         e) Mobilização Integrada: Essa atividade surgiu a partir da necessidade de potencializar a entrada dos técnicos sociais junto à população da Estrada da Saudade. Consiste na participação da equipe em eventos coletivos promovidos por outros serviços públicos como: Outubro Rosa (Posto de Saúde), Pesagem (Postos de Saúde), Reuniões com Pais (Escolas), Divulgação de Programas Sociais (Centro de Referência da Assistência Social). Nesses eventos é possível divulgar para um número grande de pessoas as atividades desenvolvidas pelo PAC, especialmente às de competência do TTS.

 

Objetivo: Mediar situações de conflito

Ações:

         a) Ouvidoria Individual:

         A atividade de Ouvidoria Individual está ocorrendo através das visitas domiciliares, travessias e atendimentos nos plantões sociais.

         As vistas domiciliares surgem da necessidade de conhecer in-loco alguma situação apresentada pela população. Em todas as visitas domiciliares realizadas até o momento, um total de 39, foi possível identificas sérios problemas relacionas às questões habitacionais e de saneamento. Em grande parte delas as famílias vivem em situação de vulnerabilidade social e são atendidas pelo serviço de assistência social do município e são beneficiárias de algum programa social. Quando os moradores estão desassistidos de acompanhamento social, a equipe realiza encaminhamento para o serviço competente.

         Por sua vez as travessias mostraram-se ferramenta crucial para o reconhecimento do território e posteriormente para a manutenção de um canal de comunicação como moradores. Nas travessias é possível a divulgação de atividades comunitárias, identificação de demandas relacionas às obras e a outros serviços públicos (como saúde, limpeza urbana, etc.), esclarecimento de dúvidas e mediação de conflitos.

         Através dos plantões sociais realizados nas Comunidades: Monte Florido, Veridiano Félix, Themistocles, Vila Santos e Boa Vista) é possível estabelecer um canal de escuta direto com a população da área de intervenção do projeto. As pessoas buscam esclarecimentos sobre as obras apresentando críticas e sugestões. Outras procuram a equipe a fim de obter encaminhamento para serviços públicos como saúde, assistência social previdência.  Em meados de 2014 foi possível instalação do Canteiro Social Central, no Machado Fagundes, para atendimento diário à população e realização de atividades administrativas;

         d) Comissão de Acompanhamento de Obras:

         A Comissão de Acompanhamento de Obras é formada por representantes formais e informais das comunidades e se reúne periodicamente junto aos membros das Secretarias de Obras, Habitação, Consórcio de Obras e Regularização Fundiária. Para tanto foram realizadas Reuniões com as lideranças comunitárias formais e informais da Estrada da Saudade para divulgação do projeto, articulação de ações conjuntas:

-      05 Reuniões da Comissão de Acompanhamento de Obras

-      02 Fóruns com lideranças comunitárias

-      Articulação permanente com todas as lideranças formais e informais das áreas de intervenção do projeto

         f) Ouvidoria Coletiva: 

         Para incentivar o envolvimento da população com o projeto, uma equipe de técnicos sociais e colaboradores de diversas áreas promove o diálogo entre moradores locais, equipes de saúde, educação, assistência social e lideranças comunitárias. Desde seu início, o Trabalho Técnico Social promoveu uma séria de reuniões coletivas com os moradores da Estrada da Saudade. Podemos destacar os Fóruns realizados com as Mulheres, Crianças e Adolescentes. O foco destas reuniões é a discussão sobre o território onde vivem: os problemas encontrados, as potencialidades locais e as possíveis soluções contornar os problemas existentes. Além da mediação de Conflitos específicos através de demandas das Secretarias de Habitação, Obras e Consórcio Imperial;

         Fóruns de Ouvidoria Coletiva:

-      4 Fóruns de Intercâmbio entre as Comunidade

-      15 Fóruns de Crianças e Adolescentes do Themistocles, Vila Santos e Veridiano Félix

-      6 Fóruns de Mulheres nas Comunidades Monte Florido e Boa Vista

 

Objetivo: Atualizar e aprofundar o conhecimento

Ações:

         a) A fim de conhecer melhor a realidade das comunidades e cumprir a exigência do Ministério da Cidades realizou-se cadastramento de 750 famílias através da aplicação do Cadastro Único da Assistência Social, nas comunidades do Monte Florido, Themistocles, Vila Santos, Ventura, Fragoso, Orlindo Didati e Boa Vista; Os cadastros serão inseridos no sistema cad-único no Ministério do Desenvolvimento Social.

         b) Para a elaboração dos cursos de Geração de Trabalho e renda foi iniciada uma pesquisa de Geração de Trabalho e Renda através de levantamento qualitativo com agentes produtivos e aplicação de questionário quantitativo com a população em idade produtiva residente em todas as comunidades da Estrada da Saudade; Aproximadamente 2.000 pessoas responderam ao questionário. As informações estão sendo tabuladas para que seja elaborada a proposta dos cursos de geração de trabalho e renda.

         c) Para re/conhecimento da realidade social da área de intervenção do PAC realizou-se amplo Diagnóstico Social Participativo. Iniciou-se com uma séria de travessias que objetivavam identificar a geografia do território, conversar com os moradores, identificas suas principais dificuldades e colher informações sobre a formação histórica das localidades. Foram feitas entrevistas com lideranças formais e informais de todas as áreas do projeto buscando conhecer a formação comunitária das localidades. Foram realizados diversos encontros com os serviços públicos a fim de entender a partir do olhar destes profissionais a localidade em que atuam.

         d) Para monitorar as atividades dos projetos criou-se uma dinâmica de reuniões semanais de equipe, reuniões semanais com a fiscalização do projeto e Reuniões Intersetoriais (com todos os setores envolvidos neste PAC)