Fiocruz e Secretaria Municipal de Saúde dão primeiros passos para implantação de Unidade Demonstrativa de Saúde da Família em Petrópolis

Acordo de cooperação técnica vai viabilizar a gestão integrada da unidade que irá funcionar na Comunidade Oswaldo Cruz, no Centro

Aline Rickly e Luiz Pistone(Fórum Itaboraí) - Publicado em 13/02/2023

 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciam o ano de 2023 dando os primeiros passos para a implantação de uma Unidade de Saúde da Família na Comunidade Oswaldo Cruz, por meio de uma gestão integrada. O projeto está em fase de levantamento de informações e será viabilizado através de um acordo de cooperação técnica.

Três reuniões já foram realizadas para falar sobre o assunto, além de uma visita ao espaço, já adaptado pelo município, que vai abrigar a unidade. O primeiro encontro contou com a presença de representantes da Fiocruz, como Hermano Castro, vice da Vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), Felix Rosenberg, diretor do Fórum Itaboraí; Marco Menezes, diretor da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e Anamaria Corbo, diretora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV); além do Secretário Municipal de Saúde, Marcus Curvelo.

“A ideia é que este projeto piloto de unidade demonstrativa atue com ênfase na recuperação de conceitos originais da Atenção Primária da Saúde direcionados a reconhecer e atuar sobre a determinação socioambiental e a promoção da saúde no território, mediante uma articulação intersetorial”, afirmou Felix Rosenberg.

Para Hermano Castro, a cooperação traz um desafio principalmente no campo da inovação no território. “O que a gente tem observado é que as ações de saúde são integrais no território, levando em conta os diferentes desafios de doenças infecciosas, vinculadas à nutrição, crônico-degenerativas, saúde da mulher e saúde da criança”, diz. 

Com relação às propostas que envolvem a desnutrição, Hermano ressalta o combate à fome, com medidas que podem ser adotadas no território como a agroecologia; no caso de doenças infecciosas e parasitárias, ele chama a atenção para a necessidade de alimentação saudável e de água potável; com doenças preveníveis, destaca que é preciso retomar às altas coberturas vacinais.

“A unidade representa uma integração de diferentes áreas de atenção, promoção da saúde e também de ambiente - tendo em vista não só a questão do saneamento, mas também da preservação de ecossistemas locais. Vejo essa iniciativa como inovadora, onde a atenção primária passa a ter um papel diferenciado. A ideia é trazer essa inovação que vem junto com formação e um diálogo permanente com o território buscando soluções na saúde pública. Será um aprendizado tanto para a Fiocruz quanto para a Secretaria de Saúde”, afirma. 

O prefeito Rubens Bomtempo também destaca a importância desse acordo entre o município e a Fiocruz. “É um estreitamento de cooperação científica que com certeza vai gerar a melhora da qualidade do atendimento à população”. 

Marcus Curvelo, Secretário de Saúde, vem participando de todos os encontros e ressalta que é fundamental a promoção e construção de políticas públicas para a saúde e para a remodelação da atenção primária. “Nossa expectativa é que possamos resgatar os fundamentos que criaram o vínculo das equipes de saúde com a população em seu território”, diz.

No decorrer desses dois primeiros meses do ano, também foi realizada uma reunião técnica com profissionais do Fórum Itaboraí e da Secretaria de Saúde. Na ocasião, foram definidas as informações que serão necessárias para que seja elaborado o plano de ação. Para isso, serão realizadas atividades como a realização de um Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) nas comunidades envolvidas e na recopilação de informações socioeconômicas com a finalidade de reconhecer os principais problemas e desafios que afetam o território.

Em um novo encontro nesta quarta-feira (8), equipes da Secretaria de Saúde e moradores da Comunidade Oswaldo Cruz e da Vila São José, participaram da apresentação de uma proposta inicial de cobertura e setores censitários feita por técnicos do Fórum Itaboraí.

 “Conseguimos reunir as lideranças em torno de um propósito. A comunidade lutou durante anos em busca dessa unidade, que vai mudar a vida de todo mundo da região. É resultado de muito trabalho e luta e não podemos esquecer do Lions Clube, que foi muito parceiro e doou o terreno para a prefeitura”, afirma Reinaldo de Souza Santos, presidente da Associação de Moradores da Comunidade Oswaldo Cruz.

Já a presidente da Associação Vila São José, Leda Lopes Serrano  acrescenta que a unidade vai beneficiar muito quem vive na região. “Esperamos por muito tempo por esse posto. Como é perto vai facilitar o atendimento da comunidade, de mulheres, das crianças”.

Entre as próximas ações para implementação da unidade de saúde, está a capacitação de voluntários, agentes comunitários e equipes da prefeitura para a realização do DRP, que vai ocorrer na próxima semana. Para o mês de março, está prevista uma oficina, onde serão detalhadas as principais ações que farão parte da gestão integrada.