Fórum Itaboraí, em parceria com OAB, integra campanha de conscientização ambiental com pintura de bueiros

Iniciativa faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que ocorre neste mês. Objetivo é mostrar que o lixo jogado na rua segue até os oceanos impactando os ecossistemas marinhos.

Aline Rickly e Luiz Pistone (Fórum Itaboraí / Fiocruz) / Publicado em 16/10/2025

Dois bueiros no Palácio Itaboraí, sede do Fórum Itaboraí/Fiocruz Petrópolis, receberam pintura artística nesta semana com os dizeres: “O mar começa aqui. Bueiro não é lixeira”. A ação marca o início das atividades da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que será realizada neste mês, com o tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.
 
A iniciativa é uma parceria entre o Fórum Itaboraí/Fiocruz Petrópolis e a OAB – Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto. A ação integra a campanha “O mar começa aqui”, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de não descartar lixo em bueiros, rios e córregos, evitando a poluição e que os resíduos cheguem ao oceano e provoquem danos aos ecossistemas marinhos.
 
A  campanha teve início em Portugal em 2019 e se espalhou por outros países. No Brasil, já aconteceu em Santa Catarina e Macaé e chega a Petrópolis dentro do intervalo em que foi proclamada a Década dos Oceanos (2021–2030) pela Organização das Nações Unidas (ONU), buscando reforçar o papel coletivo da sociedade na proteção dos mares e na promoção do desenvolvimento sustentável.
 
Para o biólogo Sérgio Monteiro, da Fiocruz, a ação contribui diretamente para a conscientização ambiental, ajudando a evitar que resíduos cheguem aos oceanos e também reduzindo os riscos de entupimentos e inundações em Petrópolis, especialmente durante o período de chuvas intensas. “Mesmo em cidades de montanha, o lixo descartado de forma incorreta acaba impactando o sistema de drenagem e chega até os oceanos”, afirmou.
 
Na OAB Petrópolis, a campanha é coordenada por meio da Comissão de Meio Ambiente, presidida pelo advogado e ativista ambiental Rogério Guimarães. Ele explica que este é um projeto de baixo custo e com grande potencial de multiplicação. “A ideia é que se espalhe por diferentes pontos da cidade, inclusive em comunidades e escolas, ajudando a reduzir o descarte de lixo nas ruas”, destacou.
 
Em Petrópolis, outra instituição que aderiu a campanha foi a Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (Faeterj) que fará as intervenções nos bueiros durante a SNCT, que começa na próxima segunda-feira, 20 de outubro. Nos próximos dias, a OAB também vai levar a iniciativa para o município vizinho de São José do Vale do Rio Preto.