Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí fará apresentações gratuitas em Petrópolis neste mês

Recital de viola e violino e concertos abertos ao público fazem parte da programação de fim de ano da OCPIT

Aline Ricly e Luiz Pistone (Fórum Itaboraí/Fiocruz)Publicado em 05/12/2022

 

A Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí (OCPIT) fará três apresentações abertas ao público neste mês de dezembro em Petrópolis. Recital de viola e violino, no Palácio Itaboraí, e concertos no Teatro Afonso Arinos e na Catedral São Pedro de Alcântara, marcam a participação da OCPIT na programação de fim de ano na cidade.

A primeira apresentação gratuita será nesta segunda-feira (5), às 19h, no Palácio Itaboraí. Na ocasião, os alunos apresentarão ao público um recital de viola e violino. Já a segunda apresentação será no dia 12 de dezembro, às 18h, no Teatro Afonso Arinos, que fica no Centro de Cultura. O concerto tem apoio do Instituto Municipal de Cultura (IMC).Quem quiser assistir as apresentações deve fazer a reserva pelo Whatsapp: (24) 2103-2181. As vagas são limitadas.

Essas duas primeiras apresentações da OCPIT são realizadas pelo Fórum Itaboraí: Ciência, Política e Cultura na Saúde, Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, com gestão cultural da Sociedade Promoção Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC). E conta ainda com patrocínio da EDF Norte Fluminense, Abbott, White Martins, GE Celma e Supergasbrás. A ação é um produto da lei de incentivo federal.

Concerto Integração

E, dentro da programação do Natal Imperial, promovido pela Prefeitura de Petrópolis, a OCPIT irá integrar o Concerto Integração, na Catedral São Pedro de Alcântara. A apresentação será no dia 20.12, às 20h, com repertório natalino.

Ao todo, serão 12 músicas arranjadas pelo compositor Raphael Muniz para um efetivo de aproximadamente 60 músicos integrantes de diversos projetos sociais que atuam em Petrópolis. O evento também é aberto ao público e, neste caso, não é preciso fazer reserva.

Sobre a Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí

A Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí (OCPIT) é um projeto do Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde (Fiocruz /Petrópolis) destinado a estudantes da rede pública de ensino em Petrópolis. O projeto sociocultural foi criado em 2013 e tem o propósito de desenvolver o aprendizado com perspectiva profissionalizante e humanista.

Os jovens musicistas vivenciam um curso intensivo e gratuito no decorrer de três anos totalizando uma carga horária de 300 horas por ano, com aulas teóricas e práticas de música, masterclasses e intercâmbios com universidades de música, além de apresentações regulares de concertos para diversos públicos, inclusive em escolas da rede pública de Petrópolis.