A Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí (OCPIT) vai se apresentar neste mês de dezembro no Teatro Afonso Arinos. O concerto, aberto ao público, será no dia 21, às 19h, e irá integrar a programação do Natal Imperial, com apresentação de clássicos natalinos. A abertura dos portões será às 18h30. As vagas são limitadas e serão por ordem de chegada. Não haverá reserva.
Durante o concerto, a OCPIT também vai apresentar canções de compositores clássicos como Sebastian Bach e Friedrich Händel, além de compositoras brasileiras como Sandra Mohr e Chiquinha Gonzaga.
A Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí (OCPIT) é um projeto do Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde (Fiocruz /Petrópolis) destinado a estudantes da rede pública de ensino em Petrópolis. O projeto sociocultural foi criado em 2013 e tem o propósito de desenvolver o aprendizado com perspectiva profissionalizante e humanista.
Os jovens musicistas vivenciam um curso intensivo e gratuito no decorrer de três anos, totalizando uma carga horária de 300 horas por ano, com aulas teóricas e práticas de música, masterclasses e intercâmbios com universidades de música, além de apresentações regulares de concertos para diversos públicos, inclusive em escolas da rede pública de Petrópolis.
Para aqueles estudantes que pretendem fazer nível superior em música, o projeto desenvolve ainda um trabalho de preparação para o Teste de Habilidade Específica (THE), exigido além do Enem nas Universidades Públicas.
A orquestra é uma realização do Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, da Fiocruz e do Ministério da Cultura, com gestão cultural da Sociedade Promoção Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC). Conta ainda com patrocínio da EDF Norte Fluminense, Abbott, GE Celma e Supergasbras. A ação é um produto da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal.
Serviço:
Concerto de Natal
Local: Teatro Afonso Arinos
Endereço: Praça Visconde de Mauá, 305 - Centro, Petrópolis - RJ
Data e hora: 21 de Dezembro, às 19h
Abertura dos portões: 18h30
Não haverá reserva de lugares. Vagas limitadas.