Fórum Itaboraí conclui formação de multiplicadores do Teatro do Oprimido

O curso teve duração de oito meses e contou com a participação de pessoas de diversas comunidades de Petrópolis

Aline Ricly e Luiz Pistone (Fórum Itaboraí / Fiocruz) - Publicado em 02/12/2023

O Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde concluiu, em primeiro de dezembro de 2023, a formação de 11 multiplicadores do Teatro do Oprimido (TO). O curso teve duração de oito meses e contou com a parceria das Secretarias de Saúde e Assistência Social do município.

 

O Teatro do Oprimido é uma metodologia criada por Augusto Boal, teatrólogo brasileiro, com a ideia de democratizar os meios de produção do teatro e proporcionar a transformação política e social. Na prática, a técnica leva a apresentações de situações opressoras e busca transformá-las, assim como despertar o sentimento de cidadania entre os atores, atrizes e a plateia.

 

A turma do Fórum Itaboraí foi composta por profissionais da saúde, da assistência social e lideranças comunitárias. O objetivo é de que essas pessoas possam, a partir de agora, multiplicar em seus territórios os conhecimentos adquiridos e compartilhados ao longo do curso.

 

Além disso, ao longo do ano, o Teatro do Oprimido foi utilizado junto à equipe social do Fórum Itaboraí com o objetivo de fortalecer a organização popular através de parcerias com grupos de convivência nos CRAS e PSFs.

 

A turma também esteve envolvida na participação dos teatros apresentados nas Jornadas Ciência e Comunidade no Amazonas e na Posse. A primeira, com o tema do Combate à Fome, e a segunda sobre o Direito à Cidade.