Conferência - O Custo Vital de Acumular e Esgotar os Bens Naturais

          No dia 23 de janeiro de 2015, o Fórum Itaboraí realizou a conferência “O custo vital de acumular e esgotar os bens naturais”.

         Em sua conferência, Juan Garay, mestre em saúde pública e chefe de cooperação da União Europeia no México, apresentou uma série de estudos internacionais sobre saúde, economia e ecologia para demonstrar o atual modelo de acúmulo e esgotamento de recursos naturais e suas consequências, além de demonstrar as soluções encontradas por regiões que conseguiram administrar este cenário.

         O diretor da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, Dr. Hermano Castro, enriqueceu o tema ao trazer a discussão para o âmbito nacional, expondo, principalmente, a questão do desmatamento desenfreado em algumas regiões do Brasil.

         Já Vagner do Nascimento, Coordenador do Fórum das Comunidades Tradicionais de Angra, Parati e Ubatuba e líder da campanha “Preservar é Resistir”, abordou o tema sob outra perspectiva, apresentando o impacto da má utilização e exploração dos recursos naturais para essas comunidades que dependem diretamente desses bens para sobreviver.

         O evento também marcou a inauguração da Biblioteca Livre do Fórum Itaboraí.