Institucional

Localizado no bairro Valparaíso, bem próximo ao Centro de Petrópolis, o Palácio Itaboraí foi construído em 1892, como residência de verão do projetista e construtor italiano Antonio Jannuzzi. Mais tarde, abrigou o Colégio Americano e a primeira Faculdade de Direito de Petrópolis. A partir de 1930 a edificação começou a ser utilizada como residência de verão dos governadores do Estado do Rio de Janeiro e, mais tarde, por órgãos do Governo. O palácio foi tombado pelo Iphan, em 1982, e pela Prefeitura de Petrópolis. Em 1998, a Fundação Oswaldo Cruz recebeu o palácio em cessão de uso. Com o objetivo de recuperar os materiais construtivos originais e dotar o pavilhão de infraestrutura adequada para abrigar o novo uso, o Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz, com o apoio da PETROBRAS, elaborou e executou o projeto de restauração do conjunto durante o período 2008 - 2011. A partir de 18 de outubro de 2011, o Palácio passou a sediar o Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, um programa especial da presidência da Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz com objetivo de refletir, elaborar propostas e estabelecer práticas locais que contribuam para a solução de problemas de saúde e bem estar, com particular ênfase nas desigualdades sociais como determinantes de inequidades em saúde. Em parceria com diversos órgãos oficiais, o Fórum tem sediado projetos de caráter sociocultural que permitem pôr em prática atividades inter e transetoriais destinadas a avaliar o impacto potencial da redução de desigualdades sociais nas condições de saúde da população local. 

Missão do Fórum Itaboraí: Política Ciência e Cultura na Saúde: Gerar, disseminar e implementar conhecimentos que permitam atuar em nível da determinação das desigualdades sociais e econômicas sobre as iniquidades no acesso à saúde.

Visão: O Palácio Itaboraí, sede do Fórum Itaboraí: Política, ciência e cultura na saúde tornar-se-á um espaço procurado e frequentado por movimentos sociais, pesquisadores, acadêmicos e funcionários públicos de Petrópolis e da Região Serrana para participar ativamente nos debates e nas ações de ensino e extensão e nas manifestações artísticas e culturais.