Notícias - Informação e Comunicação

Projeto de conclusão do curso FALA TU tem Justiça Ambiental como tema

Campanha “Reflorescer Petrópolis”  foi desenvolvidada pelos alunos do FALA TU, curso de comunicação comunitária realizado pelo Fórum Itaboraí em parceria com o Observatório de Favelas

Thaís Ferreira e Luiz Pistone (Fórum Itaboraí/Fiocruz)

No último sábado (14), foi aberta a exposição Reflorescer Petrópolis - responsabilidade ambiental é um dever de todos, no Palácio Itaboraí, sede do Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, unidade da Fiocruz em Petrópolis. A mostra faz parte da campanha de comunicação co-criada por lideranças comunitárias petropolitanas que participaram do Fala Tu - curso de formação em comunicação comunitária, promovido pelo Fórum Itaboraí, em parceria com a instituição carioca Observatório de Favelas. A campanha tem o objetivo de fomentar o debate e conscientizar os moradores de Petrópolis sobre a importância de atuar no presente em prol da Justiça Ambiental. A exposição reúne banners com mensagens e chamados para a ação coletiva e vídeos que retratam depoimentos de moradores dos cinco distritos petropolitanos sobre como contribuem com o desenvolvimento sustentável. A mostra itinerante tem entrada franca e ficará no Palácio Itaboraí até 28 de maio, quando seguirá para algumas comunidades do município. O grupo também criou perfis em redes sociais para divulgar a campanha: instagram.com/falatu e youtube.com/channel/UCtz6eauFgDloLOyFx4JpXeQ

 

Segundo o diretor do Fórum Itaboraí, Felix Rosenberg, a comunicação produzida e difundida a partir dos territórios é fundamental para o exercício da participação social. “Ao promover essa formação em comunicação crítica para lideranças comunitárias de Petrópolis partimos do pressuposto que a comunicação é um campo não apenas de estudo e prática, mas de direito. “Nosso objetivo é apoiar essas pessoas e suas organizações coletivas na condição de protagonistas na construção de narrativas e também no acesso aos meios de difusão de conteúdos”, complementa Rosenberg. Criado em 2011, como um programa especial da presidência da Fiocruz em Petrópolis, o Fórum Itaboraí atua na formulação de políticas e práticas tendentes a reduzir as desigualdades sociais na saúde. Dentre as atividades, estão ações inter e transetoriais junto a diversas comunidades de Petrópolis, fomentando a participação social e o desenvolvimento e aplicação de tecnologias sociais nos territórios. 

 

Fala Tu

Fala Tu - curso de formação em comunicação comunitária foi realizado de janeiro a maio de 2022, reunindo 12 lideranças comunitárias atuantes em todos os distritos de Petrópolis, com 22 encontros online e presenciais, em um total de 54 horas de conteúdos teóricos e práticos, sob a liderança pedagógica do Observatório de Favelas (OF) - uma organização social que atua há 20 anos, dedicada à produção de conhecimento e metodologias visando incidir em políticas públicas sobre as favelas e promover o direito à cidade. Priscila Rodrigues, coordenadora de Comunicação do OF ressalta que ao se propor um espaço de construção coletiva, o início é conhecido, porém o resultado final é fruto da participação, engajamento e desejos dessa multiplicidade. “O percurso não foi simples, atravessamos juntos momentos difíceis [inclusive durante a tragédia socioambiental que viveu Petrópolis]. Mas começamos com um curso e saímos com um grupo. Um grupo forte, potente, sensível e com muita vontade de disputar uma comunicação de base comunitária e crítica em Petrópolis”, celebra Priscila.

 

Maria Luiza Tavares é agente comunitária de saúde no bairro Amazonas, no Quitandinha, e uma das 12 lideranças comunitárias que receberá, também neste sábado (14), o certificado de conclusão do curso de formação em comunicação comunitária. “Os conteúdos que aprendi vão me ajudar muito no meu trabalho de sensibilização por um ambiente mais limpo, mais saudável e sustentável, que faço com as pessoas que frequentam o posto de saúde e as escolas do Amazonas. Além disso, participar do Fala Tu me possibilitou conhecer pessoas com diversos tipos de conhecimento, tanto os professores quanto pessoas de outros territórios de nossa cidade. Um espaço muito interessante para aprimorar meus conhecimentos e ações”, conta Maria Luiza, que diz esperar que haja mais cursos como esse.

 

 

FALA TU: Fórum Itaboraí promove encontros sobre comunicação comunitária

Iniciativa é direcionada para a discussão e reflexão da importância da comunicação comunitária para o fortalecimento territorial, para a promoção da saúde, para o engajamento, participação e mobilização

De 10 de outubro até 07 de novembro, sempre aos sábados, de 14h às 16h, no YouTube, abriremos uma roda de conversa com gente de comunidade, de periferia, que utilzia a comunicação comunitária para transformar os territórios em que vivem, com diálogo e participação social, dando voz e vez aos segmentos populares. No círculo, estarão lideranças comunitárias de Petrópolis e também de fora de nossa cidade, em um diálogo franco, aberto e cheio de reflexões e aprendizados.

O link da transmissão pelo YouTube do primeiro encontro (10 de outubro) já está disponível: https://youtu.be/pXFjVA0v_Tw

Conheça a programação completa dos cinco encontros:

10 de outubro: Comunicação Comunitária: O que é e como pode transformar o território?
17 de outubro: Comunicação Comunitária e Saúde
24 de outubro: Comunicação Comunitária e Memória
31 de outubro: Comunicação comunitária e suas formas: Audiovisual e redes sociais
07 de novembro: Comunicação comunitária e suas formas: Jornal impresso e Rádio comunitária
 

 

Fórum Itaboraí tem projetos premiados na 1ª Conferência de Promoção da Saúde da Fiocruz

Evento foi uma iniciativa das Vice-Presidência de Promoção e Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) e Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) e faz parte do Programa Translacional de Promoção da Saúde (FioPromoS)

A Conferência

Realizada no Campus de Manguinhos durante os dias 8 e 10 de abril e 2 e 3 de julho, a conferência teve como objetivos incentivar a reflexão sobre os desafios teóricos e práticos da Promoção da Saúde, na perspectiva do fortalecimento do SUS, e de fortalecer as ações desenvolvidas institucionalmente neste campo de atuação. Contou com a participação de pesquisadores de universidades nacionais e internacionais, rodas de conversa e mesas redondas sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, além de apresentações de projetos de diversas unidades da Fiocruz e expressões artísticas relacionadas aos temas abordados.

As iniciativas apresentadas serão utilizadas na elaboração de um portfólio e de um projeto estratégico com ênfase nas Tecnologias Sociais em Saúde, com o objetivo de desenvolver ações integradas da Academia com os Territórios.

 

A participação do Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde

O Fórum Itaboraí teve participação destacada na conferência, com apresentações de projetos com foco na participação social e promoção da saúde.

Na modalidade oral, foram apresentados dois trabalhos: a) A estratégia da saúde da família no município de Petrópolis como indutora da participação popular na promoção da saúde*, cujo objetivo é incentivar a criação de redes entre as instituições públicas e lideranças comunitárias para discussão participativa de políticas de promoção de saúde; b) Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí”*, projeto voltado para estudantes secundaristas da rede pública como meio de inserção social e fortalecimento da cidadania.

Na modalidade “pôster” foram apresentados 3 trabalhos, sendo 2 deles premiados entre 190 da mesma modalidade: o pôster O uso da cartografia participativa para a identificação de áreas de vulnerabilidade socioambiental e promoção da saúde no município de Petrópolis”*, estudo que demonstra como o conhecimento do território desempenha um papel fundamental na atuação dos agentes de saúde, recebeu o prêmio “Menção Honrosa em Promoção da Saúde e Vulnerabilidade Socioambiental”.

O outro pôster premiado com uma “Menção Honrosa em Comunidades Saudáveis e Agenda 2030” foi O Teatro do Oprimido e a Agenda 2030”*, que consiste em dinâmica teatral baseada na metodologia criada por Augusto Boal e é utilizada no projeto do Fórum Itaboraí para sensibilizar coletividades e incentivar a mobilização social sobre os principais problemas de cada comunidade.

O terceiro pôster apresentado, Plantas Medicinais e Plantas Alimentícias Não Convencionais como indutoras da promoção da saúde”*, trata de um projeto que promove o uso de plantas medicinais e alimentícias não convencionais no município de Petrópolis , mediante estratégias integradas de produção ,pesquisa ,ensino, extensão e cooperação técnica com produtores e o poder público.

O Fórum Itaboraí contribuiu também com a apresentação de um concerto da Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí, com uma exposição viva de plantas do acervo da Trilha do Arboreto e com a apresentação da peça “Toma que o filho é teu”, encenado pelo grupo de Teatro do Oprimido do Fórum Itaboraí, que abordou a questão dos resíduos sólidos, um problema prioritário para as comunidades participantes do projeto.

* Link para download e visualização do material.

 

Feira de Troca e doações de livros da Biblioteca Livre do Fórum Itaboraí

A Biblioteca Livre do Fórum Itaboraí promoverá uma feira de troca e doações de livros no dia 22 de março, próxima sexta-feira. O evento será gratuito e aberto a todos os públicos. A programação também inclui 2 sessões, às 10h e às 14h, da peça infantil "O Reino Adormecido" que será encenada pelo Grupo Teatral Povo do Cafundó. As vagas para a apresentação teatral são limitadas e devem ser solicitadas com antecedência pelo telefone (24) 2246-1430. O Palácio Itaboraí fica na Rua Visconde de Itaboraí, 188, no Valparaíso em Petrópolis-RJ.

 

 

 

Biblioteca Livre do Fórum Itaboraí disponibiliza lista de títulos de seu acervo interno

A BLFI acaba de publicar seu acervo disponível para consulta e retirada. São mais de 2.600 títulos em um acervo composto por assuntos relacionados à medicina, fitoterapia, agricultura, meio ambiente, ciências sociais, política, arte, literatura e entretenimento.

Todos os volumes estão disponíveis para consulta pública na sede da BLFI, no Palácio Itaboraí. Para empréstimos é necessário cadastro presencial.

 

Links: Pesquisa Online de Acervo Físico: versão em pdf / versão em excel

 

Palácio Itaboraí - Rua Visconde de Itaboraí, 188 - Valparaíso - Petrópolis - RJ

Telefone: (24) 2246-1430

 

 

 

4ª Feira de doação e troca de livros da BLFI recebe mais de 360 visitantes e promove a troca de quase 380 livros

Realizada em 11 de maio de 2018, a 4ª edição da "Feira de doação e troca de livros" da Biblioteca Livre do Fórum Itaboraí foi um sucesso.

Aberta ao grande público e composta por atrações como a "Tenda dos Livros", a "Praça da Leitura" e duas apresentações da peça infantil de teatro "Se essa rua fosse minha", do Grupo Teatral Povo do Cafundó, o evento ofereceu um dia de atividades dedicadas à literatura para diversos públicos.

Além da comunidade próxima ao Palácio Itaboraí e de turistas, recebemos as visitas dos grupos especiais do Projeto Saber, da APAE, do Espaço Criarte, do Centro Educacional Terra Santa, do Colégio Gunnar Vingren, da CEI Nossa Senhora Aparecida, do Lar Santa Catarina e do Jornada Social.

A próxima Feira do Livro da BLFI será realizada em outrubro, em comemoração ao Dia Nacional do Livro. Acompanhe nossos canais de comunicação para se manter informado.