Quartas Culturais - 2016

17/02: No dia 17 de Fevereiro realizamos a 10° edição das "Quartas". Nessa feita, conversamos sobre o movimento de ocupação das escolas públicas de São Paulo e sua verdadeira lição de cidadania promovida pelos estudantes envolvidos. Tivemos o prazer de contar com o Sociólogo, Professor e ex-presidente da União Nacional dos Estudantes, Daniel Illiescu, como condutor de um vivo debate que contou com importante presença de estudantes da rede municipal e estadual.

         

 

09/03: Na 11° edição do evento foi abordado um tema que toca diretamente o meio estudantil brasileiro atual: O uso/prescrição indiscriminada da droga "ritalina" e o volume crescente de diagnósticos referentes à Distúrbios de atenção e comportamento observado. Na ocasião, a psicóloga Verônica Estrella conduziu a "Roda de Conversa" que, nessa feita, contou  com importante participação de estudantes de medicina, enfermagem e psicologia, todos estagiários na rede de atenção básica do município de Petrópolis.

06/04: Na 12° edição,  alinhamos nossos debates à "Semana da Memória, Verdade e Justiça de Petrópolis", então, recém instalada. O evento refletiu sobre as similaridades entre as estratégias reacionárias empregadas para destituir João Goulard  e o atual cenário político brasileiro. Na ocasião, tivemos  a honra de contar com depoimentos de familiares de vítimas da ditadura e, conduzindo um acalorado debate, Marcus São Thiago, Procurador Geral do Município.

 

04/05: Na 13° edição do evento, a Cultura Urbana foi a "convidada". A performance de dança de rua e arte de grafite do grupo "Nova Face Urbana" animou o debate sobre o tema: Arte de Rua em Petrópolis:  A Cidade Imperial Admite Cultura de Urbana?". Na ocasião, a presidente da Fundação de Cultura de Petrópolis, Drica Madeira, conduziu a "Roda de Conversa" que contou com a ativa participação do publico jovem petropolitano. 

08/06: Na 14° edição, direcionamos nossos debates à necessidade de mobilização das forças progressistas de Petrópolis para fazer face a ascensão de discursos reacionários causadores de retrocessos históricos numa velocidade "galopante". A exibição do filme "Tierra y Libertad", ambientado na guerra civil espanhola, desvelou aos presentes o quanto a desunião do campo de esquerda foi decisiva para a derrocada frente ao fascismo de Franco. A mediação do encontro foi feita pelo diretor do Fórum Itaboraí, Felix Rosenberg.

15/06: Pela primeira vez em mais de 1 ano de projeto, houve a alegre necessidade de continuar a "Roda de ideias" e promover uma edição extraordinária das "Quartas Culturais". Dessa forma a 15° edição seguiu a mesma temática, ou seja, união das forças progressistas e, nessa feita, contou com a brilhante presença do grupo "Um Pessoal Aí" numa leitura dramatizada do texto original denominado: "Alice no País das Armadilhas".

13/07: A cidade anfitriã do maior evento esportivo do planeta em estado declarado de calamidade pública. Esse foi o eixo central das discussões das “Quartas”. Na ocasião, o tema proposto foi: “Olimpíadas 2016: Um Rio em Calamidade” e o condutor da “roda de conversa” foi Renato Emerson Dos Santos, Prof. Da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ.

03/08: No dia 3 de Agosto realizamos a 17° edição do evento. Nossa roda de conversa discutiu o tema: Atenção Básica em Saúde: Força Transformadora? Na ocasião, o papel dos agentes comunitários de Saúde como atores sociais essenciais na democratização ao acesso à Saúde foi colocado em perspectiva. O debate foi conduzido pela   vice presidente da associação dos agentes comunitários de Saúde de Petrópolis,  Sonia Cristina Cabral Pontes, e Cláudia Respeita, Diretora da atenção básica do mesmo município.

 

14/09/2016: Uma vez mais, a "Quarta Cultural" alinhou o debate à "Comissão da Memória, Verdade e Justiça de Petrópolis". A roda de conversa intitulada "Petrópolis, Ditadura Militar e a Comissão Municipal da Verdade: Memória e Resistência", teve um carácter comemorativo visto a conclusão de um ano de trabalhos da Comissão. O evento contou com a condução do Presidente da CMV, Prf. Eduardo Stotz em sincronia com os seguintes membros: Maria Helena Arrochellas (CAALL), Rafane Valoura Paixão, João Fabre dos Reis, Roberto Carlos Schiffler Neto e Glauber Montes. Como atividade artística tivemos a exibição do vídeo "Brasil Nunca Mais"e a Leitura de poemas de Dylan Thomas.

05/10/2016: Texto em construção..

09/11/2016: Texto em construção..

07/12/2016: Texto em construção..