Encerramento da quinta edição de curso em práticas de Educação Popular em Saúde

Capacitação foi feita pela Fiocruz e direcionada a profissionais de saúde e lideranças comunitárias do município

Aline Ricly e Luiz Pistone (Fórum Itaboraí/Fiocruz)Publicado em 26/07/2023

Em 2023, a quinta edição do EdPopSUS foi realizada com o objetivo de qualificar a prática educativa de profissionais da saúde e lideranças comunitárias que atuam em territórios com cobertura da Atenção Básica do SUS. Focado na reflexão crítica do trabalho em saúde a partir dos princípios, lógicas e ferramentas da Educação Popular em Saúde, o curso baseou seu aprendizado em problemas reais identificados pelos educandos, a partir da consulta à população.

O curso foi organizado em parceria com a Secretaria de Saúde e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV)/ Fiocruz, priorizando a capacitação de Agentes Comunitários de Saúde na rede municipal. A turma de 2023 começou com 40 educandos, entre profissionais de saúde (NASF, ACS) e nove lideranças comunitárias, e concluiu com 33 egressos, sendo sete lideranças comunitárias.

Os participantes representaram as comunidades de Independência, Alto da Serra, Meio da Serra, São João Batista, Castelo São Manoel, Moinho Preto e Fazenda Inglesa, além de lideranças comunitárias de Oswaldo Cruz, Vila São José e Duques (Quitandinha). Além disso, sete representantes dos Quilombos Boa Esperança e Tapera participaram das atividades mensais.

O curso, com início em 4 de abril e término em 25 de julho, teve uma carga horária total de 160 horas, sendo 136 horas de aulas presenciais realizadas no Palácio Itaboraí, com 8 horas semanais, e 24 horas dedicadas a trabalho de campo e atividades de dispersão.