Fiocruz e Prefeitura Municipal de Petrópolis formalizam acordo de cooperação técnica

 

Objetivo é o desenvolvimento da gestão participativa intersetorial na promoção da saúde

 

O Prefeito de Petrópolis, Bernardo Rossi, a Secretária Municipal de Saúde, Fabíola Heck, e o Chefe de Gabinete da Presidência da Fiocruz, Valcler Rangel, em representação da Presidente, Nisia Trindade, assinaram no dia 27/12/2018, no Palácio Itaboraí (sede do Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde – unidade da Fiocruz em Petrópolis), um acordo de cooperação técnico-científica para o desenvolvimento do projeto “Estratégia de Saúde da Família – ESF como indutor da gestão local intersetorial participativa”, para os próximos três anos. A iniciativa consolida e formaliza um plano de ação conjunto que tem o objetivo de integrar esforços para a promoção da saúde e o bem-estar em comunidades petropolitanas, atendendo às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS e da Agenda 2030. As ações envolvem a capacitação das equipes de Saúde da Família que atuam no território, o diagnóstico e mapeamento participativo dos determinantes socioambientais que afetam direta ou indiretamente a saúde e o bem-estar da população, a articulação intersetorial e o engajamento, mobilização e apoio à comunidade na proposição de caminhos para a transformação da realidade local, mediante a implementação de Conselhos Gestores Locais.

 

Estavam também presentes a Secretária Municipal de Educação, Márcia Palma, o Superintendente Municipal de Esporte e Lazer, Hingo Hammes, o Diretor do Fórum Itaboraí, Felix Rosenberg, o vereador Silmar Fortes e respectivas equipes da Prefeitura de Petrópolis e da Fiocruz.

 

O encontro teve início com uma apresentação feita pelo Diretor do Fórum Itaboraí, Felix Rosenberg, indicando as ações que, desde fevereiro de 2017, vêm sendo realizadas em colaboração entre a Secretaria de Saúde Petrópolis e o Fórum Itaboraí e que permitiram estabelecer as estratégias municipais de promoção da saúde, discutidas e aprovadas pela Conferência Municipal de Saúde, com base no diagnostico rápido participativo – DRP, conduzidos pelas equipes de saúde em 36 territórios em que há atuação da Estratégia de Saúde da Família - ESF, o que representa cerca de 40% da população do município. Esses dados, consolidados, evidenciaram que muitos dos problemas, relatados pela própria população, são decorrentes de questões não apenas da dimensão da saúde própria e diretamente, mas que envolvem também transporte, lazer, assistência social, cultura, segurança, entre outros.

 

É neste contexto, portanto, que ambas instituições assinam o termo de cooperação técnica, com vistas a planejar e implementar políticas públicas e a promover a articulação intersetorial para a constituição de Conselhos Gestores Locais em, inicialmente, oito destes territórios (Sargento Boening, Bataillard, Amazonas, Castelo São Manoel, Madame Machado, Vale do Cuiabá/ Boa Esperança, Carangola e Vila Rica), com participação de gestores públicos e comunidade na proposição de soluções para os problemas locais.

 

Para Valcler Rangel existe um ineditismo na parceria que vem sendo desenhada entre Fiocruz e Prefeitura de Petrópolis, resultando no desenvolvimento de tecnologias sociais: “O que vem sendo concebido aqui em Petrópolis envolve inovação e tecnologia e está permitindo avançar na compreensão dos problemas complexos que compreendem a promoção da saúde da população. Além das vacinas e pesquisas em saúde pública, pelo que somos mais conhecidos, temos compromisso também com a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e, portanto, precisamos estar próximos aos municípios, apoiar os gestores públicos municipais na governança local. E a tecnologia social que está sendo desenvolvida em Petrópolis poderá, no futuro, ser replicada em outros municípios”, comemora o Chefe de Gabinete da Presidência da Fiocruz, estrutura institucional a quem o Fórum Itaboraí está ligado.

 

Na avaliação de Bernardo Rossi, a parceria com instituições como a Fiocruz figura-se como um importante apoio para o desenvolvimento do município. “Estamos na ponta da lança e muitas vezes caminhamos sozinhos, sem suporte estadual ou federal. O apoio da Fiocruz com o desenvolvimento de pesquisas, também na área social, nos dá direções para a formulação das políticas públicas que resolvam os problemas locais, cuja responsabilidade recaem, principalmente, na autoridade municipal. O trabalho da Secretaria de Saúde em parceria com a Fiocruz em Petrópolis nos tem permitido olhar os problemas em um universo mais micro e, assim, trabalhando, vamos atingir o macro e servir de exemplo para outros municípios”, avalia o Prefeito.

 

O evento culminou com uma visita do Prefeito e da sua equipe às instalações da Trilha de Plantas Medicinais e do Horto Escola do Fórum Itaboraí, que dão suporte a outra das ações de intensa cooperação técnica entre a Fiocruz e a Prefeitura Municipal de Petrópolis.