Cadastro simplificado de comunitários com práticas de agricultura em espaços urbanos de Petrópolis

Fórum Itaboraí pretende ampliar ações de apoio aos quintais sócios produtivos e às hortas comunitárias e estimular a formação de uma rede colaborativa para a prática de agricultura urbana, com base nos princípios da Agroecologia

Publicado em 22/04/2021

Você planta alguma coisa no seu quintal ou numa horta na sua comunidade?

Com a pandemia de COVID-19, os problemas de subnutrição cresceram e ficaram mais evidentes. Pudemos constatar também maior dificuldade de parte da população para acessar medicamentos, principalmente os de uso continuado. O distanciamento social, que, já sabemos, ajuda a reduzir o contágio pelo coronavírus, é muitas vezes inviável em muitas famílias, principalmente aquelas que vivem em comunidades e periferias das cidades. Ou seja, as dificuldades econômicas, agora reforçadas pela pandemia, aumentaram muito os problemas e dilemas de boa parte da população brasileira, principalmente pela falta de um programa eficaz de auxilio emergencial, tanto para as famílias quanto para os pequenos comerciantes.

Por isso, a agricultura familiar urbana e nas periferias das cidades surge como uma das principais respostas para a sobrevivência em tempos de pandemia. E não só isso: é também um verdadeiro instrumento de transformação comunitária!

Porque além de encarar de frente a subnutrição, a produção urbana e periurbana de alimentos e de plantas medicinais tem diversos outros benefícios:

* promove uma alimentação mais saudável;

* reduz os custos tanto com a compra de alimentos quanto de medicamentos comerciais (muitas vezes não realmente necessários);

* fortalece os laços familiares;

* ajuda a preservar o meio ambiente;

* permite fortalecer os vínculos de solidariedade comunitária.

O Fórum Itaboraí: Política Ciência e Cultura na Saúde, um programa da presidência da Fiocruz em Petrópolis, vem trabalhando já faz algum tempo em temas e práticas relacionadas à Agricultura Urbana com algumas comunidades petropolitanas. No meio dessa pandemia, está realizando um cadastro para conhecer as práticas agroecológicas em espaços urbanos no município – tanto as que envolvem o cultivo de alimentos como as de plantas medicinais.

Com as informações levantadas neste cadastro, o Fórum Itaboraí pretende ampliar as suas ações de apoio aos quintais sócios produtivos e às hortas comunitárias. Ao mesmo tempo vai estimular a formação de uma rede colaborativa para a prática de agricultura urbana, com base nos princípios da Agroecologia.

Clique aqui para se cadastrar!

As informações disponibilizadas serão utilizadas exclusivamente por nossa equipe para a finalidade informada. Seus dados pessoais não serão compartilhados com outras pessoas, projetos ou instituições.

SUA RESPOSTA SERÁ DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA URBANA EM PETRÓPOLIS!