Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí se apresenta no Boulevard do Theatro Municipal do Rio nesta quinta-feira, 22/12

Concerto é aberto ao público e faz parte da programação “Boulevard de portas abertas”

Aline Ricly e Luiz Pistone (Fórum Itaboraí/Fiocruz)Publicado em 21/12/2022

 

A Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí (OCPIT) vai se apresentar nesta quinta-feira (22) no Boulevard do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O concerto, aberto ao público, será às 16h e marca o encerramento das atividades da OCPIT em 2022. 

 

Segundo Nina Mayer, diretora executiva da orquestra, uma das maiores conquistas da OCPIT neste ano foi se apresentar pela primeira vez no Theatro Municipal do Rio em outubro, na ocasião, ao lado de outras três orquestras sociais e da Orquestra e Banda da UniRio. “Agora, fechamos os concertos deste ano participando do Boulevard de portas abertas, com uma apresentação que promete encantar o público presente”, afirma.

 

As aulas presenciais da OCPIT foram retomadas em 2022 após o período de isolamento devido à pandemia. Para Nina, outra conquista percebida ao longo do ano foi o fortalecimento emocional dos alunos, por meio da socialização e integração desses jovens. “Sentimos que eles se sentiram acolhidos e mais resilientes”, conta. 

 

O concerto da OCPIT no Boulevard é realizado pelo Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, da Fiocruz e a Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com gestão cultural da Sociedade Promoção Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC) e apoio do Instituto Municipal de Cultura (IMC). Conta ainda com patrocínio da EDF Norte Fluminense, Abbott, White Martins, GE Celma e Supergasbras.