Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí se apresenta nesta quinta na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro

Apresentação será às 16h30 em concerto que antecipa a comemoração ao Dia Internacional do Voluntariado

Aline Ricly e Luiz Pistone (Fórum Itaboraí/Fiocruz)Publicado em 01/12/2022

 

A Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí – OCPIT, vai se apresentar nesta quinta-feira (1º), na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro em um concerto organizado pela EDF Norte Fluminense - filial brasileira do Grupo francês Électricité de France - para projetos e serviços de geração térmica e hídrica no Brasil. O concerto, aberto ao público, será às 16h30.
 
A apresentação antecipa a comemoração ao Dia Internacional do Voluntariado, que é lembrado em 5 de dezembro, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). Integrada nesta oportunidade por 24 alunos, a OCPIT, projeto do Fórum Itaboraí, se apresenta pela primeira vez na Catedral Metropolitana do Rio.
 
Segundo Nina Mayer, coordenadora executiva da orquestra, os alunos estão animados para participar do concerto em um cartão-postal do Rio de Janeiro. “É sempre gratificante poder levar a orquestra para locais dessa magnitude. Preparamos um programa especial e esperamos emocionar o público presente”, afirma.
 
O concerto é realizado pela Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, com gestão cultural da Sociedade Promoção Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC). A apresentação conta com patrocínio da EDF, Abbott, White Martins, GE Celma e Supergasbrás. O apoio é da Crosman eventos.
 
Programa
▪ Sérgio di Sabbato - Suíte Palácios de Petrópolis
I. Palácio Imperial
II. Palácio de Cristal
III. Palácio Rio Negro
IV. Palácio Itaboraí
▪ Dimitri Cervo - Suíte Brasileira
I. Prelúdio
II. Cantiga de Cego
III. Capoeira
IV. Desafio
▪ J. S. Bach - Jesus Alegria dos Homens
▪ F. Mendelssohn - Canção Angelical
▪ C. Guerra-Peixe - Mourão