Núcleo de Teatro do Oprimido do Fórum Itaboraí

 

          Caros/as companheiros/as,

          É com grande satisfação que os/as convidamos para conhecer e participar do novo projeto do Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde: o Núcleo de Teatro do Oprimido do Fórum Itaboraí.

          O Teatro do Oprimido é um método teatral criado pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal, a partir de 1960, cujo objetivo é democratizar os meios de produção teatral e, a partir dele, estimular a identificação, a problematização das questões sociais e a transformação da realidade

através do diálogo entre artistas e público, em uma relação participativa e de mão-dupla.

          Ou seja, além de todos os benefícios que a prática teatral oferece, como o fortalecimento da autoconfiança, da expressão corporal, do raciocínio e da criatividade, o Teatro do Oprimido é um poderoso instrumento de mobilização e conscientização social.

          Utilizando este conceito, o Núcleo de Teatro do Oprimido do Fórum Itaboraí tem o objetivo de  formar um grupo interessado em participar de oficinas teatrais, criando, desenvolvendo e apresentando espetáculos com temas importantes levantados por moradores de diversas  comunidades de Petrópolis através dos projetos sociais do Fórum Itaboraí.

          As oficinas acontecerão em 2 encontros por semana, com 4 horas de duração cada, durante 4 meses. Dias e horários serão escolhidos de acordo com a disponibilidade da maioria dos interessados.

          As inscrições estarão abertas de 31 de julho a 11 de agosto e serão realizadas, obrigatoriamente, na secretaria do Fórum Itaboraí, de segunda a sexta, entre 9h e 17h. As 35 vagas disponíveis serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição.

          A participação é totalmente gratuita e aberta a qualquer pessoa com mais de 14 anos.

          Aguardamos todos vocês.

          Atenciosamente,

          Equipe do Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde