Evento sobre o combate à fome na comunidade do Amazonas tem nova data; inscrições já estão abertas

 

Evento faz parte do projeto “Ciência e Comunidade” e abordará o tema “Juntos rumo à soberania alimentar ”

 

Aline Rickly e Luiz Pistone(Fórum Itaboraí) - Publicado em 18/01/2023

As inscrições para o evento sobre o combate à fome na comunidade do Amazonas, no Quitandinha, estão abertas. O encontro, que estava marcado para novembro e foi adiado devido ao aumento de casos de covid-19 na cidade naquela época, já tem nova data e será no dia 31 de janeiro, das 9h às 18h. 
 
Esta é a primeira edição das Jornadas: Ciência e Comunidade, com o tema: “Juntos rumo à soberania alimentar- caminhos a trilhar”. O encontro é promovido pelo Fórum Itaboraí, programa da presidência da Fiocruz em Petrópolis, em parceria com os fóruns comunitários do Amazonas e da Vila Rica. 
 
O evento contará com uma programação intensa para abordar o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável número 2, que prevê: “Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”. 
O evento será dividido em três momentos: 1) conceitual, 2) conhecimento da realidade dos territórios e 3) propostas para o combate à fome. A programação completa será composta por rodas de conversa, palestras, debates e apresentações artísticas.
 
Durante a jornada, a ideia é debater o tema e reunir propostas de soluções para enfrentar estes desafios, tendo em vista dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN), que revelou no ano passado que mais de 33 milhões de pessoas vivem na situação de insegurança alimentar mais grave no Brasil. “Acreditamos que se iniciará um ciclo inovador e inspirador de participação e envolvimento amplo na discussão dos principais problemas que afetam a população de Petrópolis”, afirma Felix Rosenberg, diretor do Fórum Itaboraí.
 
Local do evento e inscrições:
A jornada será realizada no dia 31 de janeiro, das 9h às 18, no salão da Igreja São José do Amazonas, que fica na Rua Vassouras, número 01, no Quitandinha. Para participar, é necessário fazer a inscrição on-line pelo formulário (https://forms.gle/8so3gWamD16HNNid8), ou presencialmente no Palácio Itaboraí.
Para mais informações ou ajuda para preencher o formulário, o contato pode ser feito pelo whatsapp: (24) 2103-2181 ou pelo e-mail: forumitaborai@fiocruz.br.
O evento não terá transmissão ao vivo mas, em breve, publicaremos o registro integral do evento em vídeo em nosso canal youtube.com/c/forumitaboraifiocruz
 
 
Programação*
 
8h30 - Café-da-manhã
9h – Abertura (com rápida explicação da Jornada)
 
Manhã
9h30 - 10h30 – Teatro Fórum
10h30 – 11h05 - Causas estruturais da Fome - Maria Emília Pacheco (Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional)
11h05 – 11h15 – perguntas 11h15 - 11h50 – Tecnologia Social: para uma economia alternativa – Felipe Addor (Associação Brasileira de Ensino Pesquisa e Extensão em Tecnologia Social)
11h50 – 12h – perguntas
12h – 12h20 – Introdução ao tema Agroecologia e Agricultura Urbana - Thiago da Cruz Alves (Fórum Itaboraí)
12h20 – 12h50 – Debate
 
12h50 – 13h50 – Almoço fornecido no local do evento
 
Tarde
13h50 -14h00 – Momento poesia – Maria da Penha da Mata
14h00 – 14h20 – Relato da experiência do Verdejar Socioambiental – horta urbana e organização comunitária – Edson Gomes Loiola Filho
14h20 – 14h40 - Relato de experiência do Centro Educacional da Serra da Misericória (CEM) – horta urbana em comunidade do complexo da Penha – preservação ambiental e organização comunitária. (a confirmar)
14h40 – 15h00 – Políticas públicas como instrumentos para enfrentamento da fome em Petrópolis – Talita Berti (COMSEA / Petrópolis)
15h00 – 15h30 – Formação de grupos - Debate com temas para encaminhamento de propostas
1 – Hortas urbanas
2 – Cozinhas solidárias
3 – Cooperativas e outras formas de geração solidária de renda
4 – Feiras, comércio local – diversas formas de comercialização
5 – Programas públicos para combater a forme em Petrópolis
15h30 – 16h30 – Apresentação dos grupos e debate
16h30 – 17h00 - Encaminhamentos e encerramento
 

*Sujeita a alterações