Fórum Itaboraí e fóruns comunitários do Amazonas e da Vila Rica promovem evento sobre soberania alimentar

Evento faz parte do projeto “Ciência e Comunidade” e tem como objetivo debater os Objetivos Sustentáveis da Agenda 2030 dentro das comunidades petropolitanas

Aline Rickly e Luiz Pistone(Fórum Itaboraí) - Publicado em 13/10/2022 - Atualizado em 04/11/2022

A comunidade petropolitana do Amazonas, no Quitandinha, vai receber no dia 16 de novembro a primeira edição das Jornadas: Ciência e Comunidade, com o tema: “Juntos rumo à soberania alimentar- caminhos a trilhar”. O evento é promovido pelo Fórum Itaboraí em parceria com os fóruns comunitários do Amazonas e da Vila Rica.
 
Na ocasião, haverá uma programação intensa, das 9h às 18h, para abordar o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável número 2, que prevê: “Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”. Ao todo, são 17 ODSs que fazem parte da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
 
Rodas de conversa, palestras e debates farão parte da jornada, que também terá apresentações artísticas no salão da Igreja São José do Amazonas, que fica na Rua Vassouras, número 01, no Quitandinha. O evento será dividido em três momentos: 1) conceitual, 2) conhecimento da realidade dos territórios e 3) propostas para o combate à fome. Veja a programação completa abaixo.
 
Segundo o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar divulgado em junho deste ano pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN), mais de 33 milhões de pessoas vivem na situação de insegurança alimentar mais grave no Brasil.
 
Durante a jornada, a ideia é debater o tema e reunir propostas de soluções para enfrentar estes desafios. “Acreditamos que se iniciará um ciclo inovador e inspirador de participação e envolvimento amplo na discussão dos principais problemas que afetam a população de Petrópolis”, afirma Felix Rosenberg, diretor do Fórum Itaboraí.
 
A comunidade do Amazonas, no Quitandinha, será a primeira a sediar uma jornada em Petrópolis. A ideia é que outros eventos ocorram em diferentes regiões da cidade, debatendo sempre um ODS vinculado com as condições de saúde da população e formulando propostas pertinentes para a ação intersetorial do poder público em conjunto com a sociedade.
O evento não terá transmissão ao vivo mas, em breve, publicaremos o registro integral do evento em vídeo em nosso canal youtube.com/c/forumitaboraifiocruz
 
Local do evento e inscrições:
A jornada será no salão da Igreja São José do Amazonas, que fica na Rua Vassouras, número 01, no Quitandinha. As inscrições estarão abertas até o dia 13 de novembro ou até o número limite de 120 inscritos(as). Podem se inscrever pessoas com idade igual ou superior a 15 anos. Para participar é necessário fazer a inscrição on-line pelo formulário (https://forms.gle/8so3gWamD16HNNid8), ou presencialmente no Palácio Itaboraí. Durante a inscrição deverá ser informado quantas crianças serão levadas, assim como o nome e a idade de cada uma delas.
 
Para mais informações ou ajuda para preencher o formulário, o contato pode ser feito pelo whatsapp: (24) 2246-1430 ou pelo e-mail: forumitaborai@fiocruz.br
 
Programação*
 
9h - Café-da-manhã Intervenção artística – Isaque Z
9h30 – Abertura (com rápida explicação da Jornada)
 
Manhã
10h - 10h15 – Vídeos produzidos pelo coletivo FALA TU
10h15 – 10h50 - Causas estruturais da Fome - Maria Emília Pacheco (Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional)
10h50 – 11h00 – perguntas
11h00 - 11h35 – Tecnologia Social: para uma economia alternativa – Felipe Addor (Associação Brasileira de Ensino Pesquisa e Extensão em Tecnologia Social)
11h35 – 11h45 – perguntas
11h45 – 12h00 – Introdução ao tema Agroecologia e Agricultura Urbana - Thiago da Cruz Alves (Fórum Itaboraí)
12h00 – 12h30 – Debate
12h30 – 13h30 – Almoço fornecido no local do evento
 
Tarde
13h30 -14h00 – Teatro Fórum
14h00 – 14h20 – Relato da experiência do Verdejar Socioambiental – horta urbana e organização comunitária – Edson Gomes Loiola Filho
14h20 – 14h40 - Relato do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) – aproximação campo / cidade – Humberto Palmeira
14h40 – 15h00 – Políticas públicas como instrumentos para enfrentamento da fome em Petrópolis – Talita Berti (COMSEA / Petrópolis)
15h00 – 15h30 – Formação de grupos - Debate com temas para encaminhamento de propostas 1 – Hortas urbanas 2 – Cozinhas solidárias 3 – Cooperativas e outras formas de geração solidária de renda 4 – Feiras, comércio local – diversas formas de comercialização 5 – Programas públicos para combater a forme em Petrópolis
15h30 – 16h30 – Apresentação dos grupos e debate
16h30 – 17h00 - Encaminhamentos e encerramento
 

*Sujeita a alterações