Palácio Itaboraí recebe exposição sobre o Corpo Humano do Museu da Vida Fiocruz

A visitação é gratuita e ocorre de segunda a sexta, das 8h30 às 16h, até o dia 30 de junho. Grupos com mais de cinco pessoas precisam agendar.

Aline Ricly e Luiz Pistone (Fórum Itaboraí/Fiocruz)Publicado em 03/03/2023

O Palácio Itaboraí, sede do Fórum Itaboraí – programa da presidência da Fiocruz em Petrópolis -, passa a contar a partir desta semana com a exposição itinerante “Aventura pelo corpo humano”, do Museu da Vida Fiocruz. Composta por painéis, microscópio e até um nariz gigante, a exposição gratuita oferece aos visitantes uma viagem divertida e interativa pelo corpo humano, onde é possível ver, ouvir e tocar órgãos, como coração e pulmões.
 
No roteiro expositivo, o público poderá olhar até a sua própria célula pelo microscópio e terá também como comparar os funcionamentos de órgãos dos humanos e de animais, como a vaca e o macaco. Já o nariz gigante, que ocupa uma das salas, permite que os visitantes mirins possam passear por dentro das cavidades nasais.
 
“Esta é a terceira vez que recebemos esta exposição. Neste ano, ela veio remodelada e agora conta também com sons que permitem ouvir, por exemplo, as batidas do coração. A ideia é levar esse conhecimento sobre o corpo humano de maneira dinâmica e promovendo a interatividade entre o espaço e os jovens”, diz Juliana Possas, assessora de eventos e exposições do Fórum Itaboraí.
 
A exposição faz parte do projeto "Ciência para pequenos curiosos", parceria entre o Museu da Vida Fiocruz e o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj).
 
Os interessados em visitar a mostra podem ir ao Palácio Itaboraí, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. Excursões e grupos com mais de cinco pessoas precisam agendar a visita pelo telefone e WhatsApp (24) 2103-2181 ou pelo e- mail forumitaborai@fiocruz.br. O Palácio Itaboraí fica na Rua Visconde de Itaboraí, nº 188, no Valparaiso. 
 
Serviço
Exposição Aventuras pelo corpo humano
Quando: De 2 de março a 30 de junho
Data e horário; de segunda a sexta, das 8h30 às 16h. 
Endereço: Palácio Itaboraí - Fiocruz (Rua Visconde de Itaboraí, 188 - Valparaíso, Petrópolis - RJ) 
Idade: livre
Entrada gratuita