Rodas de conversa: Olhares pela Agricultura Urbana 2021

Terceiro encontro online promovido pela Fiocruz em Petrópolis reunirá experiências de práticas de agricultura urbana em Petrópolis

Thaís Ferreira (Fórum Itaboraí / Fiocruz) / Publicado em 23/04/2021

Depois de promover conversas sobre “avanços e entraves para a promoção da saúde e da segurança alimentar” e, também, sobre “o marco legal e políticas públicas para agricultura urbana”, o terceiro encontro online das Rodas de Conversa - Olhares pela Agricultura Urbana discutirá iniciativas que mostram como tudo isso vem acontecendo, na prática, em Petrópolis. Promovido pelo o Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, programa especial da presidência da Fiocruz em Petrópolis, o encontro acontece no próximo sábado, 24 de abril, de 9h30 às 11h30 e será transmitido pelo nosso canal no YouTube.

O objetivo das rodas de conversa é promover trocas de experiências no âmbito da agricultura urbana, por meio de debates virtuais sobre saúde, segurança alimentar, organização comunitária e direito à cidade. A iniciativa visa, ainda, proporcionar condições para ampliação das práticas da agricultura urbana nos territórios de Petrópolis, principalmente durante a pandemia da Covid-19. Dentre os convidados para o encontro deste sábado estão líderes comunitários, gestores públicos, profissionais do segmento e representantes da sociedade civil, que compartilharão ações em curso desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Petrópolis e por comunidades petropolitanas em parceria com o Fórum Itaboraí. “Nossa ideia é dar mais visibilidade e conectar propostas e experiências que contribuem para reduzir as vulnerabilidades sociais geradoras de insegurança alimentar e de fragmentação comunitária agravadas pela pandemia”, explica a agrônoma Lucia Helena Almeida, da equipe do Programa de Biodiversidade, Saúde e Agroecologia do Fórum Itaboraí. “Será também um momento de interação entre entidades e grupos do nosso município que atuam com a temática, para que juntos possamos estabelecer uma agenda estratégica na direção de contribuir e efetivar a regulamentação da lei municipal que versa sobre a agricultura urbana”, acrescenta a agrônoma.

Na ocasião, o Fórum Itaboraí lançará, ainda, um cadastro simplificado para mapear práticas de agricultura em espaços urbanos da cidade (disponível aqui). O objetivo é ampliar o conhecimento sobre experiências com quintais socioprodutivos e hortas comunitárias no município e, ao mesmo tempo, estimular a formação de uma rede colaborativa para agricultura urbana, com base nos princípios da Agroecologia.

Em Petrópolis, o Fórum Itaboraí vem trabalhando em articulação com comunidades, tanto para trocas de conhecimento técnico em agricultura urbana – incluindo o cultivo propriamente e a gestão de resíduos orgânicos – quanto para o fortalecimento de laços comunitários, para o incremento da segurança nutricional e para a redução da vulnerabilidade socioambiental dos moradores dos territórios envolvidos.

Na roda de conversa estarão: - Rosane Cross, Secretária da Assistência Social de Petrópolis; Talita Berti, Presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, e Amilton Oliveira, líder comunitário da Primeiro de Maio/Madame Machado, em Itaipava. A mediação será de Claudemar Mattos.