Exposição Arte Geométrica

          O Palácio Itaboraí recebe, entre os dias 27 de janeiro e 27 de fevereiro, a exposição "Arte Geométrica" do artista Luís Lage.

          Nascido em 1952 na Cidade do Rio de Janeiro, morador de Petrópolis e desde sempre observador dos detalhes matemáticos presentes em cada elemento da paisagem, dos quais extrai os elementos que remete ao papel, o artista plástico possuí uma extensa obra composta de quadros de tinta nanquim.

         Da experiência como engenheiro em projetos de grandes máquinas e sua relação com o desenho tridimensional, o artista desenvolveu uma natural admiração pelo trabalho do precursor da op-art (optical art), Victor Vasarely (1908).

         Tal inspiração torna os trabalhos de Luís Lage "obras abertas", cujo resultado se transforma segundo o ponto de vista do observador, estimulando sua percepção do detalhe e do conjunto, dele demandando, através da alternância de dimensões, mais que o "olhar", o "ver".

         Já na página inicial de seu site, www.lageartegeometrica.com, o artista sintetiza sua arte como "um encontro com o papel em branco", cuja tensão da vontade criativa se resolve em forma simétrica, geométrica: são linhas que ora se procuram, ora se repelem, buscando a beleza prestes a saltar ante nossos olhos. 

         Os quadros não recebem nomes, mas sim códigos alfa-numéricos, o que, antes de tudo, é uma declaração da vontade do autor de não viciar o olhar de quem contempla, sendo um convite a que este o faça segundo sua própria história de vida, e possa carregar um fragmento de memória de algo cujo nome é criação sua, e só sua, transformando aquela obra em uma co-autoria.

          O op-art, estilo do artista, tem como características principais:

- Uso de recursos visuais (cores, formas, etc.) para provocar ilusões óticas.

- As imagens parecem ter movimento.

- Combinações de formas geométricas simples como, por exemplo, quadrados, retângulos, círculos e triângulos.

- Em muitas obras, o observador deve se movimentar para visualizar os efeitos da pintura ou escultura. Desta forma, o observador participa ativamente.

- Uso de linhas paralelas sinuosas ou retas.

Uso de poucas cores, sendo o preto e o branco as mais usadas.

 

          Clique aqui para ver o artista Luís Lage criando uma de suas obras.

 

          A exposição ficará no Palácio Itaboraí até 27 de fevereiro e não são cobradas taxas para visitação.

          Agendamentos para excursões podem ser feitos pelo telefone (24) 2246-1430.

          Horário de visitação: Segunda a sexta, de 08h30 às 16h. Sábado, de 09h às 16h.

 

 
         

Comentar

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.