Notícias - OCPIT

Jovens músicos da Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí participam de festivais de música no estado do Rio

Stephanie Alves (16 anos) e Piero Fagundes (19 anos), integrantes da Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí – OCPIT, contam como foi participar pela primeira vez de festivais de música no estado do Rio de Janeiro, no final das férias escolares, quando vivenciaram novas oportunidades de aprendizådo e mostraram um pouco de seus trabalhos. 

“Participar do 16o. Festival do Vale do Café, em Vassouras, foi muito construtivo. Desde poder ter aula com o violonista Turíbio Santos, que além de ser um grande músico,  conviveu com Villa-Lobos, maestro e compositor brasileiro de quem vem 90% do meu repertório como intérprete. As orientações vindas do prof. Turíbio agregaram muito mais qualidade ao meu trabalho. Também pude aprender e trocar experiências com outros participantes que tocam o mesmo instrumento que eu e até o mesmo repertório. E, algumas dessas pessoas que conheci, já estão dentro da realidade da universidade, que é onde quero estar no ano que vem. Foi muito bacana!”, conta Piero, que participou deste Festival gratuitamente, depois de passar por um processo seletivo que levava em conta o envolvimento com a música e a participação em projetos sociais. Piero vem se preparando para realizar, no final deste ano, o Teste de Habilidade Específica, o THE, necessário para ingressar no curso superior de música.

Stephanie é violoncelista e estudante do segundo ano do Ensino Médio do Liceu Municipal de Petrópolis. Como Piero, ela também quer seguir na carreira de música, cursando bacharelado, licenciatura e se especializar em musicologia. 

Stephanie e mais outros seis jovens integrantes da Orquestra participaram, também no final de julho último, do 2o. Festival Conexões Musicais da Universidade Federal Fluminense – UFF, em Niterói. “Foi muito bom, porque é um ambiente em que você convive com outras pessoas que também querem a música para a vida delas, além de professores com muita sensibilidade, experiência e muito afeto. A experiência me permitiu  também, saindo um pouco do meu próprio mundo, entender melhor o meu lugar, o nível do trabalho que desenvolvo com a música e como posso melhorar com aquilo que recebi”, conta Stephanie, concluindo que “escolher o violoncelo, tocar este instrumento, foi a melhor decisão que já tomei na minha vida!”

Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí confirma participação na Bauernfest 2018, em Petrópolis.

A Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí fará uma apresentação especial na Bauernfest 2018, em Petrópolis. O concerto, que faz parte da programação oficial do evento, será realizado no domingo, dia 1º de julho, às 12h no Palco Koblenz. A apresentação será totalmente gratuita e aberta ao público. Confira a programação do evento: https://www.bauernfestpetropolis.com