Notícias - OCPIT

Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí realizará quatro concertos gratuitos em dezembro 

Apresentações serão nos dias 08, 11, 12 e 19 de dezembro.

 

No dia 08, próximo sábado, 19 jovens instrumentistas da Orquestra sobem ao palco do Lago Quitandinha, às 17h, dentro da programação oficial do “Natal É a Gente Que Faz”, promovido pelo sistema Fecomercio/RJ, Sesc/RJ e Senac/RJ.

Já os concertos dos dias 11 e 12 terão lugar no Cineteatro do Museu Imperial, ambas as apresentações às 18h30, com a presença dos 27 integrantes. No repertório estão obras de grandes compositores, como Bach, Beethoven, Schubert, Mozart, Tchaikovsky, Guerra-Peixe, entre outros. 

E para encerrar os concertos de 2018 a Orquestra também vai fazer parte da apresentação dia 19, no Teatro Sesc Quitandinha, às 20h do Concerto de Natal do Coral Integração com a participação de Mafalda Minnozzi (estrada franca).

 

Embora as quatro apresentações tenham entrada franca, os concertos que acontecerão no Cineteatro do Museu Imperial estão sujeitos à lotação. Por esta razão,  para estas apresentações dos dias 11 e 12/12, é necessário reservar (máximo de 2 por CPF) o ingresso pelo telefone (24) 2246-1430, pelo email forumitaborai@fiocruz.br ou presencialmente no Palácio Itaboraí, sede do Fórum, localizado à Rua Visconde de Itaboraí, 188 – Valparaíso. Já para a apresentação do dia 19/12, é preciso contribuir com a doação de um quilo de alimento não perecível. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Sesc Quitandinha, entre segunda e sexta-feria, de 9h às 21h.

 

Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí realizará concertos no Cineteatro do Museu Imperial nos dias 11 e 12 de dezembro

As apresentações são totalmente gratuitas e as vagas limitadas. Os interessados já podem reservar os convites através dos canais de comunicação do Fórum Itaboraí, listados abaixo.

As apresentações começarão às 18h30 mas recomendamos a chegada com 30 minutos de antecedência para a retira do convite no saguão do Cineteatro.

A apresentação do convite é obrigatória.

 

Programa das apresentações:

*Georg Friedrich Haendel (1685-1759) - Bourré

*Johann Sebastian Bach (1685-1750) - "Gavotte" da Suíte Orquestral n°3

*Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) - Uma Pequena Serenata Noturna - 1°movimento

*Ludwig van Beethoven (1770-1827) - "Marcha Turca" do balé "As Ruínas de Atenas"

*Franz Schubert (1797-1828) - Serenata

*Piotr Ilich Tchaikovsky (1840-1893) - "Cena" do balé "O Lago dos Cisnes"

*Edvard Grieg (1843-1907) - 4°movimento da Suíte "Peer Gynt" n°1

*Claude Debussy (1862-1918) - Prelúdio n°8

* Alexandre Levy (1864-1892) - Reverie

*César Guerra-Peixe (1914-1993) - Mourão

*Antônio Gastão (1962- ) - "Abertura" da Cantata de Rezende

 

Informações sobre os concertos: 

Datas: 11 e 12 de dezembro de 2018 (especificar a data desejada).

Horário: 18h30
Local: Cineteatro Museu Imperial (prédio da Biblioteca do Museu)
Endereço: Bosque do Imperador s/n - Centro - Petrópolis

 

Informações para a reserva do convite:

Reserva limitada a 2 convites por CPF
Período: Até 10/12 ou até a retirada total dos convites
Horário: de segunda a sexta, de 8h às 17h
Local: Palácio Itaboraí
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 188 - Valparaíso - Petrópolis
Telefone:(24) 2246-1430
Email: forumitaborai@fiocruz.br

 

Para conhecer mais sobre a OCPIT e sobre outros projetos do Fórum Itaboraí, acesse: http://www.forumitaborai.fiocruz.br/ e https://www.facebook.com/forumitaborai/

Jovens músicos da Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí participam de festivais de música no estado do Rio

Stephanie Alves (16 anos) e Piero Fagundes (19 anos), integrantes da Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí – OCPIT, contam como foi participar pela primeira vez de festivais de música no estado do Rio de Janeiro, no final das férias escolares, quando vivenciaram novas oportunidades de aprendizådo e mostraram um pouco de seus trabalhos. 

“Participar do 16o. Festival do Vale do Café, em Vassouras, foi muito construtivo. Desde poder ter aula com o violonista Turíbio Santos, que além de ser um grande músico,  conviveu com Villa-Lobos, maestro e compositor brasileiro de quem vem 90% do meu repertório como intérprete. As orientações vindas do prof. Turíbio agregaram muito mais qualidade ao meu trabalho. Também pude aprender e trocar experiências com outros participantes que tocam o mesmo instrumento que eu e até o mesmo repertório. E, algumas dessas pessoas que conheci, já estão dentro da realidade da universidade, que é onde quero estar no ano que vem. Foi muito bacana!”, conta Piero, que participou deste Festival gratuitamente, depois de passar por um processo seletivo que levava em conta o envolvimento com a música e a participação em projetos sociais. Piero vem se preparando para realizar, no final deste ano, o Teste de Habilidade Específica, o THE, necessário para ingressar no curso superior de música.

Stephanie é violoncelista e estudante do segundo ano do Ensino Médio do Liceu Municipal de Petrópolis. Como Piero, ela também quer seguir na carreira de música, cursando bacharelado, licenciatura e se especializar em musicologia. 

Stephanie e mais outros seis jovens integrantes da Orquestra participaram, também no final de julho último, do 2o. Festival Conexões Musicais da Universidade Federal Fluminense – UFF, em Niterói. “Foi muito bom, porque é um ambiente em que você convive com outras pessoas que também querem a música para a vida delas, além de professores com muita sensibilidade, experiência e muito afeto. A experiência me permitiu  também, saindo um pouco do meu próprio mundo, entender melhor o meu lugar, o nível do trabalho que desenvolvo com a música e como posso melhorar com aquilo que recebi”, conta Stephanie, concluindo que “escolher o violoncelo, tocar este instrumento, foi a melhor decisão que já tomei na minha vida!”

Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí confirma participação na Bauernfest 2018, em Petrópolis.

A Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí fará uma apresentação especial na Bauernfest 2018, em Petrópolis. O concerto, que faz parte da programação oficial do evento, será realizado no domingo, dia 1º de julho, às 12h no Palco Koblenz. A apresentação será totalmente gratuita e aberta ao público. Confira a programação do evento: https://www.bauernfestpetropolis.com