Notícias - Informação e Comunicação

 

Fórum Itaboraí tem projetos premiados na 1ª Conferência de Promoção da Saúde da Fiocruz

Evento foi uma iniciativa das Vice-Presidência de Promoção e Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) e Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) e faz parte do Programa Translacional de Promoção da Saúde (FioPromoS)

A Conferência

Realizada no Campus de Manguinhos durante os dias 8 e 10 de abril e 2 e 3 de julho, a conferência teve como objetivos incentivar a reflexão sobre os desafios teóricos e práticos da Promoção da Saúde, na perspectiva do fortalecimento do SUS, e de fortalecer as ações desenvolvidas institucionalmente neste campo de atuação. Contou com a participação de pesquisadores de universidades nacionais e internacionais, rodas de conversa e mesas redondas sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, além de apresentações de projetos de diversas unidades da Fiocruz e expressões artísticas relacionadas aos temas abordados.

As iniciativas apresentadas serão utilizadas na elaboração de um portfólio e de um projeto estratégico com ênfase nas Tecnologias Sociais em Saúde, com o objetivo de desenvolver ações integradas da Academia com os Territórios.

 

A participação do Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde

O Fórum Itaboraí teve participação destacada na conferência, com apresentações de projetos com foco na participação social e promoção da saúde.

Na modalidade oral, foram apresentados dois trabalhos: a) A estratégia da saúde da família no município de Petrópolis como indutora da participação popular na promoção da saúde*, cujo objetivo é incentivar a criação de redes entre as instituições públicas e lideranças comunitárias para discussão participativa de políticas de promoção de saúde; b) Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí”*, projeto voltado para estudantes secundaristas da rede pública como meio de inserção social e fortalecimento da cidadania.

Na modalidade “pôster” foram apresentados 3 trabalhos, sendo 2 deles premiados entre 190 da mesma modalidade: o pôster O uso da cartografia participativa para a identificação de áreas de vulnerabilidade socioambiental e promoção da saúde no município de Petrópolis”*, estudo que demonstra como o conhecimento do território desempenha um papel fundamental na atuação dos agentes de saúde, recebeu o prêmio “Menção Honrosa em Promoção da Saúde e Vulnerabilidade Socioambiental”.

O outro pôster premiado com uma “Menção Honrosa em Comunidades Saudáveis e Agenda 2030” foi O Teatro do Oprimido e a Agenda 2030”*, que consiste em dinâmica teatral baseada na metodologia criada por Augusto Boal e é utilizada no projeto do Fórum Itaboraí para sensibilizar coletividades e incentivar a mobilização social sobre os principais problemas de cada comunidade.

O terceiro pôster apresentado, Plantas Medicinais e Plantas Alimentícias Não Convencionais como indutoras da promoção da saúde”*, trata de um projeto que promove o uso de plantas medicinais e alimentícias não convencionais no município de Petrópolis , mediante estratégias integradas de produção ,pesquisa ,ensino, extensão e cooperação técnica com produtores e o poder público.

O Fórum Itaboraí contribuiu também com a apresentação de um concerto da Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí, com uma exposição viva de plantas do acervo da Trilha do Arboreto e com a apresentação da peça “Toma que o filho é teu”, encenado pelo grupo de Teatro do Oprimido do Fórum Itaboraí, que abordou a questão dos resíduos sólidos, um problema prioritário para as comunidades participantes do projeto.

* Link para download e visualização do material.

 

Feira de Troca e doações de livros da Biblioteca Livre do Fórum Itaboraí

A Biblioteca Livre do Fórum Itaboraí promoverá uma feira de troca e doações de livros no dia 22 de março, próxima sexta-feira. O evento será gratuito e aberto a todos os públicos. A programação também inclui 2 sessões, às 10h e às 14h, da peça infantil "O Reino Adormecido" que será encenada pelo Grupo Teatral Povo do Cafundó. As vagas para a apresentação teatral são limitadas e devem ser solicitadas com antecedência pelo telefone (24) 2246-1430. O Palácio Itaboraí fica na Rua Visconde de Itaboraí, 188, no Valparaíso em Petrópolis-RJ.

 

 

 

Biblioteca Livre do Fórum Itaboraí disponibiliza lista de títulos de seu acervo interno

A BLFI acaba de publicar seu acervo disponível para consulta e retirada. São mais de 2.600 títulos em um acervo composto por assuntos relacionados à medicina, fitoterapia, agricultura, meio ambiente, ciências sociais, política, arte, literatura e entretenimento.

Todos os volumes estão disponíveis para consulta pública na sede da BLFI, no Palácio Itaboraí. Para empréstimos é necessário cadastro presencial.

 

Links: Pesquisa Online de Acervo Físico: versão em pdf / versão em excel

 

Palácio Itaboraí - Rua Visconde de Itaboraí, 188 - Valparaíso - Petrópolis - RJ

Telefone: (24) 2246-1430

 

 

 

4ª Feira de doação e troca de livros da BLFI recebe mais de 360 visitantes e promove a troca de quase 380 livros

Realizada em 11 de maio de 2018, a 4ª edição da "Feira de doação e troca de livros" da Biblioteca Livre do Fórum Itaboraí foi um sucesso.

Aberta ao grande público e composta por atrações como a "Tenda dos Livros", a "Praça da Leitura" e duas apresentações da peça infantil de teatro "Se essa rua fosse minha", do Grupo Teatral Povo do Cafundó, o evento ofereceu um dia de atividades dedicadas à literatura para diversos públicos.

Além da comunidade próxima ao Palácio Itaboraí e de turistas, recebemos as visitas dos grupos especiais do Projeto Saber, da APAE, do Espaço Criarte, do Centro Educacional Terra Santa, do Colégio Gunnar Vingren, da CEI Nossa Senhora Aparecida, do Lar Santa Catarina e do Jornada Social.

A próxima Feira do Livro da BLFI será realizada em outrubro, em comemoração ao Dia Nacional do Livro. Acompanhe nossos canais de comunicação para se manter informado.