Curso de Educação popular em Saúde - EdPopSUS

​          Visando a capacitação técnica e política dos agentes comunitários, atores sociais fundamentais para a prática da redução de iniquidades em Saúde, iniciouse em 2016 a cooperação com a Prefeitura de Petrópolis e com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – EPSJV para a realização no Palácio Itaboraí do “Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde - EdPopSUS”, na modalidade presencial.

​          A seleção dos Educandos e Educadores se deu por meio do Edital de chamada pública Nº 03/2016, 02 de setembro de 2016 e 04/2016, 09 de setembro de 2016 da EPSJV em parceria com a Coordenação Geral de Apoio à Educa- ção Popular e à Mobilização Social do Departamento de Apoio à Gestão Participativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (DAGEP/SGEP/MS). Foram selecionados 2 educadores e 35 Agentes Comunitários de Saúde ou de Endemias da região Serrana. 

          A carga horária do curso é de 160 horas, distribuídas em aulas presenciais (136 horas), e trabalho de campo (atividades de dispersão - 24 horas). As aulas presenciais iniciaram em 05/12/2016 e ocorreram nos meses de janeiro, fevereiro, março finalizando em abril de 2017, compreendendo um total de 17 encontros semanais de 8 horas cada, intercalados com trabalho de campo no território. O curso está estruturado nos seguintes eixos temáticos: a) construção da gestão participativa como fio condutor do processo educativo; b) educação popular no processo de trabalho em saúde; c) direito à saúde e a promoção da equidade; d)Território, lugar de história e memória; e) participação social e participação popular no processo de democratização do Estado; f) o território, o processo saúdedoença e as práticas de cuidado.

          Clique aqui e aqui para acessar o material relacionado ao curso.